October 27, 2009

Cinematografia de Língua Portuguesa nas Universidades de Toronto e York

Por iniciativa dos Departamentos de Português das Universidades de Toronto e York e no âmbito das actividades 2009 de promoção da Língua e Cultura Portuguesas apoiadas pelo Instituto Camões, a cinematografia nacional estará de novo em foco com a organização de dois eventos:
A 29 de Outubro em York mediante a projecção do filme "Amor de Perdição" de Manoel de Oliveira e a 27 de Novembro na UofToronto com a projecção da obra "Terra Estrangeira", esta última integrada no Ciclo de Cinema Literatura e Sociedade.

Toronto Portuguese Film Festival

Decorrerá a 13 e 14 de Novembro a 4a. edição deste Festival que este ano se realiza num novo local (Camera, 1028 Queen Street West). O Instituto Camões associou-se ao evento mediante a cedência de quatro obras que serão projectadas ao longo do fim de semana. Os cinéfilos poderão assim ver naquelas datas, entre outras, as obras "Dot.com" de Luis Galvão Teles (2006), "China-China" de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mota, "Good Night Irene" de Paulo Marinou Blanco e "Antes de Amanhã" de Gonçalo Galvão Teles, estas últimas de 2007. Para mais informações consulte o site http://www.portuguesefilmfestival.com/.
TIPFFest operates as a non-for-profit organization. Its goals are to diversify the face of the media arts community in Toronto by screening cinematic works that promote Luso-Descendant language and culture. In its inaugural year, TIPFFest screened the highest concentration and most diverse selection of Luso-Descendant films ever screened in Toronto via the National Film Board of Canada. Since 2006 TIPFFest has supported local and international filmmakers while giving them a platform to showcase their works in Toronto.

V Encontro de Organizações de Serviço Social em Toronto

Sob os auspícios do Governo da Região Autónoma dos Açores e em partenariado com o Working Women Community Centre, decorre nos próximos dias 1 e 2 de Novembro no Ramada Plaza Hotel em Toronto, o encontro acima citado; a edição do corrente ano centra-se na temática, "Trabalho em rede: a importância de parcerias e colaborações".
Entre outros objectivos, a presente iniciativa pretende proporcionar aos seus participantes um espaço para conhecimento, reflexão e análise de práticas de trabalho em rede no seio de diversas comunidades, desenvolver uma reflexão sobre questões que mais afectam as comunidades emigradas e incentivar a mobilização e envolvimento das instituições oficiais em acções conjuntas de cooperação em torno de novos projectos de envolvimento e preocupações sociais.

October 22, 2009

Atribuição de Bolsas de Estudos pela FPCBP

Encontra-se já aberto até ao próximo dia 27 de Novembro, o prazo para apresentação de candidaturas a bolsas de estudo da iniciativa da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos. Os jovens estudantes interessados, potenciais candidatos a bolsas que variam entre 1.000 e 2.500 dólares canadianos, poderão candidatar-se a uma das três categorias de bolsas a atrbuir (BMO Bank of Montreal Leadership Excellence Award, Scotiabank Community Involvement Award in Honour of Teresa Melo e RBC Dexia FPCBP International Internship Award), mediante preenchimento de um formulário que pode ser encontrado no site da Federação - http://www.fpcbp.com/. As bolsas serão atribuídas em cerimónia a ter lugar a 6 de Fevereiro de 2010 no Pearson Convention Centre.

October 19, 2009

Exames de Português Língua Estrangeira

Decorrerá no próximo dia 24 de Novembro nas instalações do Consulado Geral em Toronto, mais uma época de exames para atribuição dos Certificados de Português Língua Estrangeira.
No última época, cerca de uma vintena de jovens estudantes portugueses foram bem sucedidos tendo recebido recentemente os respectivos diplomas.
Participe e inscreva-se pois ainda vai a tempo. Basta seguir as instruções constantes no site http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal.htm.

October 18, 2009

Recenseamento Eleitoral de novo activo

O recenseamento eleitoral encontra-se de novo activo após ter terminado o período de suspensão ocasionado pela realização dos mais recentes actos eleitorais no nosso País. O processo de recenseamento é gratuito, simples e rápido, tendo sido simplificadas as operações administrativas para aquele efeito através da entrada em funcionamento do novo programa informático SIGRE. Pode verificar a todo o tempo a sua situação pessoal mediante consulta ao site http://www.recenseamento.mai.gov.pt/.
Recorda-se igualmente que os cidadãos residentes em Ontário possuem à sua disposição 17 Postos Suplementares de recenseamento espalhados por toda a Província, não precisando de vir pessoalmente a Toronto para aquele efeito. Através do Consulado Virtual pode também solicitar o seu recenseamento. Se precisar de esclarecimentos adicionais, ou desejar saber a lista completa daqueles locais, contacte-nos pelo telefone (416) 217-0966 ou por via electrónica para mail@toronto.dgaccp.pt

October 16, 2009

Presença consular em London a 23 de Outubro

No seguimento de acção semelhante já realizada este ano, os serviços consulares em Toronto irão deslocar-se no próximo dia 23 de Outubro às instalações do Club Português de London (134, Falcon Street, tel. 519-453-4330 http://www.portuguesecluboflondon.com/) para efeitos de instalação de um novo quiosque do consulado virtual (http://www.consuladovirtual.pt/) e prestação de serviços de apoio aos cidadãos nacionais nas áreas de identificação civil, notariado, registo civil, recenseamento eleitoral e outros.
Assim, os cidadãos portugueses poderão deslocar-se no dia 23 de Outubro entre as 13h30 e as 16h00 ao Clube Português de London, a fim de solicitarem informações e a prática de actos consulares, designadamente: a) Pedidos de emissão de BI; b) Procurações; c) Recenseamento eleitoral; d) Reconhecimento de assinaturas, e) Outros actos de registo civil e notariado; f) Reformas
O atendimento dos utentes é feito por ordem de chegada, não havendo lugar a marcações prévias. Para a prática dos actos devem ser portadores dos respectivos documentos de identificação (BI’s ou passaportes), ainda que caducados. No caso de reformas também é necessário o cartão do contribuinte ou documento equivalente. No momento do atendimento serão recolhidos os elementos necessários e preenchidos pelos utentes os documentos indispensáveis, sendo-lhe entregues pelo funcionário consular comprovativo de recepção dos mesmos. Apenas se aceita pagamento em cheque dirigido ao Consulado-Geral de Portugal em Toronto. ó após o pagamento do valor devido é que os funcionários em serviço poderão proceder à prática dos actos nas instalações do Consulado Geral em Toronto, o que será executado com a maior brevidade possível.
COMPAREÇA - ESTAREMOS EM LONDON PARA SEU BENEFÍCIO

October 14, 2009

Cinemateca de Ontário: Retrospectiva do cineasta Manoel de Oliveira

A Cinematheque de Ontario, com o apoio do Instituto Camões e do Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal leva a cabo, de 9 de Outubro a 2 de Novembro, uma retrospectiva do cineasta Manoel de Oliveira, intitulada “Time Regained: The Films of Manoel de Oliveira”, com a apresentação de catorze filmes, entre os quais Aniki-Bóbó (1942), O Passado e o Presente (1972), Benilde, ou a Virgem Mãe (1975), Francisca (1981), Um Filme Falado (2003), A Carta (1999), Porto da Minha Infância (2001) e Singularidades de uma Rapariga Loira (2009). Para informações detalhadas sobre a retrospectiva a decorrer no “Jackman Hall”, da “Art Gallery of Ontário”, localizada em 317 Dundas Street West, Toronto, poderá ser consultado o portal www.tiff.net/cinematheque.

Apoio consular na St. Christopher House de Toronto

O Consulado Geral de Portugal em Toronto informa todos os cidadãos em condições de requerer pensão em Portugal, que a partir do mês de Outubro de 2009, na St. Christopher House (http://www.stchrishouse.org/), localizada na Ossington Avenue nº 248, entre as 13h00 e as 15h00, e para dar resposta às dificuldades de deslocação de alguns pensionistas, foi retomado o serviço informativo neste âmbito a que se pode aceder mediante marcação prévia pelo telefone 416 532 4828. Este mesmo serviço continua a estar disponível diariamente, nos mesmos moldes, nas instalações do Consulado-Geral de Portugal, 438 University Avenue, suite 1400, entre as 8h30 e as 15h00.