April 30, 2010

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP


Com o patrocínio do Instituto Camões, a Embaixada de Portugal, em colaboração com as Embaixadas dos Países de Língua Portuguesa em Ottawa e a Secção de Português da Universidade de Ottawa, comemoram no próximo dia 6 de Maio o DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA e da CULTURA DA CPLP. O programa das comemorações, a realizar na Sala do Senado, Pavilhão Tabaret, da Universidade de Ottawa, inclui intervenções por Suas Exªs os Embaixadores de Portugal, de Angola e do Brasil, um recital de poesia e exposição de fotografias.

April 29, 2010

Atribuição de Apoios aos Clubes e Associações

Movimento Associativo 
Relembramos a todos os Clubes e Associações da província do Ontário que através do Despacho n.º 15 155/2005 publicado na II Série do Diário da República de 25 de Julho de 2005, podem candidatar-se através da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) à atribuição de apoios que podem passar pelo fornecimento de material, financiamento directo de iniciativas ou acções especificas e financiamento parcial de um projecto. De realçar que os possíveis apoios estão condicionados pela dotação orçamental anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Para consultar o regulamento clicar aqui.

Para mim, ser português-canadiano é...


Por iniciativa da Federação de Empresas e Profissionais Luso-Canadianos (http://www.fpcbp.com/), encontra-se a decorrer até ao dia 4 de Junho de 2010 a sétima edição do concurso de ensaios “Para mim, ser português-canadiano é …” dirigido a estudantes luso descendentes residentes no Ontário matriculados nos graus 7 a 12. A cerimónia de entrega dos prémios da iniciativa em apreço, da qual se ressalta a importância no quadro de acções de preservação e divulgação da língua e cultura portuguesas, terá lugar em cerimónia pública na Galeria Almada Negreiros do Consulado-Geral de Portugal em Toronto no dia 21 de Junho, pelas 18 horas.
Para informações adicionais, clique no título da mensagem.

April 27, 2010

Alteração da taxa de câmbio consular


O Consulado Geral informa que foi alterado para 1,3714 por um euro a taxa de câmbio consular do dólar canadiano (CAD), que entrará em vigor a partir do dia 1 do próximo mês de Maio. Isto é, o custo dos actos consulares é agora mais reduzido, ficando mais barata a sua prática.  A título exemplificativo, um passaporte custa agora 96 dólares em vez de 111,49 e um processo de atribuição de nacionalidade 240 dólares em vez de 278.

April 26, 2010

Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social


No quadro das iniciativas a levar a efeito por este Consulado Geral, encontram-se já criados e disponíveis na Internet os sites http://socialinclusiontoronto.blogspot.com e http://twitter.com/sitoronto onde serão divulgadas informações e eventos a ter lugar ao longo do corrente ano.

April 23, 2010

UNNATURAL CLARITY

No âmbito do Contact Photography Festival (http://www.contactphoto.com/), que reúne durante o mês de Maio de 2010 fotografias de mais de 1000 artistas, em cerca de 200 locais da cidade de Toronto, encontra-se patente ao público de 3 a 31 de Maio, na Galeria Almada Negreiros do Consulado-Geral, a exposição Unnatural Clarity, de Mafalda Silva.
Included in the Contact Photography Festival (http://www.contactphoto.com/), with more that 1000 participating artists in upwards of 200 venues scattered throughout the city of Toronto, during May 2010, the Almada Negreiros Art Gallery of the Consulate General will host from May 3rd to May 31st the exhibit Unnatural Clarity, by Mafalda Silva.

April 22, 2010

Acessos ao blog consular de Toronto


Continua a aumentar a consulta ao nosso blog consular que, desde a semana em curso, conta com novos editores: os funcionários do serviço consular, no quadro de um trabalho de equipa que se vai manter em desenvolvimento.
Do Brasil ao Japão o blog registou já mais de 2.500 visitantes, sendo a maioria dos mais recentes provenientes do Canadá.
O Internet Explorer continua a ser o principal motor de busca através do qual o nosso blog é visto.
Continue a seguir-nos. Mais e melhores notícias continuarão a suceder-se neste espaço.
More and improved information to serve you better.

Entrada na União Europeia de cães e gatos como animais de companhia


Encontram-se disponíveis no portal da Direcção Geral de Veterinária www.dgv.min-agricultura.pt informações sobre as novas regras para a circulação de cães e gatos como animais de companhia, sem carácter comercial, provenientes de União Europeia e provenientes ou reintroduzidos após estadia em países fora da União Europeia. De acordo com o referido Regulamento, caso a documentação e os requisitos exigidos não obedecerem às regras vigentes, poderá levar a que se tome uma das seguintes medidas a nível do controlo veterinário no ponto de entrada no País: - Repatriamento imediato do(s) animal(ais); - Colocação do(s) animal(ais) em quarentena; - Eutanásia
Desta forma solicita-se a especial atenção para o assunto de modo a evitar situações que poderão tornar-se extremamente desagradáveis para os proprietários de animais.

Tabela de Emolumentos Consulares


Consulte acima a tabela de emolumentos consulares (em vigor desde 4 de Janeiro de 2008).

Workshop de Escrita Criativa - Governo Regional dso Açores


A Direcção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores, vai promover um workshop de escrita criativa para jovens finalistas do Ensino Secundário ou principiantes do Ensino Superior, açor-descendentes e residentes nos Estados Unidos da América e no Canadá. Este workshop, que será orientado pelo Dr. Urbano Bettencourt, professor na Universidade dos Açores, tem como objectivo principal estimular a escrita e a fala da língua portuguesa, e ocorrerá na ilha do Pico, de 2 a 9 de Agosto de 2010. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos consultando o portal do Governo dos Açores: www.azores.gov.pt.

April 17, 2010

Resultados da presença consular em Thunder Bay, 16 e 17 de Abril


Decorreu com êxito e participação atenta da comunidade local, a presença consular realizada este fim-de-semana em Thunder Bay.
Os funcionários do Consulado Geral em Toronto destacados para o efeito, Clara Santos e Carlos Feliciano, atenderam cerca de meia centena de compatriotas; prestaram inúmeras informações e tramitaram processos de registo tardio de nascimento, bilhetes de identidade, inscrições consulares, recenseamento eleitoral e procurações.
Foram distribuídos folhetos informativos de variada natureza e de interesse para a comunidade, tendo-se assim reforçado os elos de ligação entre a Associação portuguesa local onde decorreu a presença consular e os serviços consulares em Toronto, que ali regressarão no próximo ano. Consulte aqui breve reportagem fotográfica

April 16, 2010

Mesa redonda para técnicos de serviço social, 6 de Maio na Casa dos Açores

No quadro do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, o Consulado Geral organiza no próximo dia 6 de Maio entre as 9 e as 12 horas, na Casa dos Açores de Ontário, uma mesa redonda destinada a técnicos de serviço social que trabalham na grande área de Toronto em contacto directo com a comunidade portuguesa.
Se trabalha nesta área e tem interesse em participar, visualize aqui o programa e ficha de inscrição que se agradece seja devolvida a este Posto conforme ali indicado até ao próximo dia 30 de Abril.

April 15, 2010

Abertura do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de docentes do ensino português no estrangeiro

O Instituto Camões informa ter sido publicado o Aviso nº 7421-A/2010, de 13 de Abril, que faz pública a abertura do procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário, e de leitor de língua e cultura portuguesas, ao nível do ensino superior. As candidaturas, com início a partir de 14/10/2010, são efectuadas exclusivamente em formato electrónico, a partir do site http://www.instituto-camoes.pt/. Aviso n.º 7421-A/2010. D.R. n.º 71, Suplemento, Série II de 2010-04-13

Presença Consular em Thunder Bay dias 16 e 17 de Abril


Em estreita colaboração com a Associação Portuguesa de Thunder Bay (5480 Mapleward Rd, tel 807 767 5443 ) os cidadãos portugueses poderão ali deslocar-se nos dias 16 e 17 de Abril, entre as 14h00 e as 19h00, a fim de solicitarem informações e a prática de actos consulares, designadamente: a) Pedidos de emissão de BI; b) Procurações; c) Autorizações de saída de menores; d) Reconhecimentos de letra e/ou assinatura e) Outros actos de registo civil e notariado; f) Recenseamento militar e eleitoral; g) Consulado Virtual; h) Ensino de português.
O atendimento dos utentes é feito por ordem de chegada, não havendo lugar a marcações prévias.

April 10, 2010

Prémios Talento 2010


Decorre até ao próximo dia 14 de Junho o prazo de entrega de candidaturas à edição 2010 do concurso “Prémios Talento”, iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Até àquela data, as candidaturas devem ser enviadas para talentos@dgaccp.pt ou para este Consulado Geral, sendo necessário juntar à mesma cópia do BI ou Cartão do Cidadão ou passaporte, CV em português, com os respectivos contactos, relatório detalhado e justificativo da candidatura, acompanhado de documentos comprovativos.

Consulte aqui o respectivo Regulamento.

April 9, 2010

Passaporte electrónico português


Não deixe de acompanhar amanhã, pelas 8.15 horas na CHIN Rádio (100.7 FM), o programa "Pontos de Vista", com Fátima Martins que abordará o tema Passaporte Electrónico Português: o que é, para que serve, como obtê-lo, quanto custa.

III Encontro Mundial de Pessoas com Deficiência das Comunidades Portuguesas

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, à semelhança dos anos anteriores, vai levar a efeito o III Encontro Mundial de Pessoas com Deficiência das Comunidades Portuguesas, que decorrerá em Lisboa de 11 a 15 de Outubro de 2010.
As candidaturas devem ser entregues no Consulado-Geral de Portugal em Toronto até ao dia 7 de Maio e o formulário de candidatura aqui disponível, pode também ser obtido junto destes serviços ou através do portal da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas(http://www.secomunidades.pt/web/guest/IIIEncontroPessoasDeficiencia).
A selecção dos participantes terá em consideração as condições médicas das pessoas com deficiência.

April 1, 2010

Conferência no Consulado Geral sobre os Africanos em Portugal

No âmbito do programa das actividades culturais promovidas pelos serviços consulares em 2010, decorreu hoje, 1 de Abril, entre as 18 e as 19,30 horas nas instalações do Consulado Geral, a conferência intitulada "Africanos em Portugal 1444 - 1910: Histórias Inconvenientes", proferida pelo sr. Professor José C. Curto, docente na Universidade de York.