March 24, 2011

Leitura de Contos Infantis e Juvenis

A conceituada escritora/jornalista Alice Vieira desloca-se a Toronto de 1 a 4 de abril de 2011, a fim de participar em sessões de incentivo à leitura de contos infantis e juvenis, numa iniciativa da Coordenação do Ensino Português no Canadá.
Durante a sua estadia, Alice Vieira tem previstos encontros com alunos de Português do First Portuguese e da escola St. Helen, uma visita à Universidade de Toronto e contactos com o Grémio Literário e o Núcleo de Leitura da Casa do Alentejo.
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958, iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e, a partir de 1969, dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979, tem vindo a publicar regularmente livros, tendo atualmente editados cerca de três dezenas de títulos. Recebeu, em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com “Rosa, Minha Irmã Rosa”, em 1983, com “Este Rei que Eu Escolhi” o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e, em 1994, o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

No comments:

Post a Comment