May 31, 2012

Lisbon hosts the ASD Convention



Lisbon hosts from the 10th to the 12th of October 2012, the annual  Convention of the AeroSpace and Defence Industries Association of Europe (ASD).

Organized by AICEP and DANOTEC, the ASD Convention -  the largest and most important event of the sector in Europe -  involves a total of 1,000 people, of which 530 delegate representatives of European associations, in addition to Prime Contractor Board Members, European Commissioners and members of the European Parliament.

In 2012, for the first time, the ASD Convention will include a Technology Forum, which aims at offering a real opportunity for networking, the exchange of business and technical information and the promotion of cooperation in the area of Ideas and Talent, among the participating companies and research and education establishments

ASD has 28 member associations in 20 countries (Austria, Belgium, Bulgaria, the Czech Republic, Denmark, Finland, France, Germany, Greece, Ireland, Italy, the Netherlands, Norway, Poland, Portugal, Spain, Sweden Switzerland, Turkey and the UK), representing more than 2,000 companies with approximately 80,000 suppliers that generate an annual turnover of 163 billion Euros.

ASD represents the Aeronautics, Space, Security and Defence industries in Europe. These industries, in turn, generate a turnover of approximately 163 billion Euros, employ some 700,000 people and encompass over 2,000 companies and 80,000 suppliers, many of which are SMEs.

For information on Portuguese expertise in the aviation sector and registration in the ASD Convention, please visit the AICEP website.

May 30, 2012

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2012


Leia aqui a mensagem do Dia de Portugal do Senhor Embaixador de Portugal em Otava.

Leia aqui a mensagem do Senhor Cônsul-Geral de Portugal em Toronto.

Visualize aqui o diploma oficial da proclamação em 1986 do Dia de Portugal no Ontário, assinado pelo Senhor Ministro da Cidadania e Cultura Tony Ruprecht e S. Exª o Premier do Ontário David Peterson

Visualize aqui o diploma oficial da proclamação em 1987 do Dia de Portugal no Ontário, assinado pelo Senhor Ministro do Multiculturalismo Tony Ruprecht e S. Exª o Premier do Ontário David Peterson.

Conforme indicado em anterior posting deste blog, por força da Lei 120/2001, a Província do Ontário passou a reconhecer oficialmente o dia 10 de junho como Dia de Portugal no Ontário e o mês de junho como um mês para a celebração do património português na Província.

Desde 1986 que diversos deputados do Parlamento Provincial do Ontário têm efetuado numerosas declarações alusivas ao dia e mês de Portugal. Leia aqui essas intervenções, incluindo as alusivas à aprovação em 5 de dezembro de 2001 da referida Lei 120. 

Dia de Portugal nas escolas de Toronto


O Consulado-Geral de Portugal em Toronto agradece à Direção Escolar Católica de Toronto (TCDSB) e à Direção Escolar de Toronto (TDSB) pela sua adesão às comemorações da Semana de Portugal na Grande Toronto.

Visualize aqui o programa das referidas comemorações em diversas escolas da cidade de Toronto.

Portugal Lux


Visite a firma de calçado Portugal Lux na internet.

A Portugal Lux é uma loja de produtos exclusivamente portugueses, fabricados de forma artesanal, que oferece aos seus clientes a possibilidade de escolherem a medida e o design do seu calçado.

Contactos:
(00351) 966 043 497

May 29, 2012

Nicolau Breyner em Toronto: 9 de junho

É já nos próximos dias 9 e 10 de junho que o conceituado artista Nicolau Breyner  atua, respetivamente, em Toronto e Otava. Não perca a oportunidade de assistir ao espetáculo de Toronto no dia 9, que terá lugar  no Ukranian Hall (83 Christie Ave.) a partir das 18,30 horas.
Para mais informações e reservas de bilhetes, é favor contatar Dulce Felix - 416 399 5335, ou Grace Gouveia – 647 701 7970 (Toronto) e Filipe Correia – 613 749 1247, ou Sandra Anacleto – 613 769 0790 (Otava).
Veja também mais informações no Facebook.

Finantial Times elogia o esforço exportador português

Leia aqui o recente artigo publicado no Finantial Times sobre as virtualidades do fenómeno exportador português.

May 28, 2012

Alargamento do prazo de inscrição on-line dos alunos dos EUA e Canadá

De acordo com informação divulgada pela Sra. Coordenadora de Ensino, comunica-se que o prazo final de inscrição on-line de alunos das coordenações dos EUA e Canadá, passou a ser o dia 17 de junho a fim de que se possa conseguir incluir o maior número de alunos possível, na oferta de manuais para o próximo ano letivo.

TROIA RESORT ROADSHOW


O Consulado-Geral recorda que decorre amanhã, 29 de maiopartir das 17 horas, na Galeria Almada Negreiros, um encontro com todos os orgãos de comunicação social destinado a apresentar o Troiaresort Roadshow, produto de Turismo Residencial, (http://www.troiaresort.net/index.phpassociado a uma componente de Rendimento Mínimo Garantido e que conta com a presença dos responsáveis do Tróia Resort, o Diretor Geral, Engº João Madeira e Diretor Corporativo de Marketing da Sonae Turismo, Dr. Bernardo Novo, que prestarão todos os esclarecimentos sobre aquele investimento.
A sessão conta com o apoio do AIECP Portugal Global, Turismo de Portugal e Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP) e terá igualmente lugar no Consulado Geral de Portugal em Newark, no dia 30 de maio.
Solicita-se assim a respetiva comparência a toda a comunicação social.

May 27, 2012

Património de Influência Portuguesa


O site Património de Influência Portuguesa (http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage), dá-nos conta das diversas marcas culturais, linguísticas e património edificado que os portugueses deixaram ao longo da história em todo o mundo. 

Os conteúdos do site baseiam-se em investigação dirigida por José Mattoso entre 2007 e 2012 e que deu origem à publicação, em três volumes, do Património de Origem Portuguesa no Mundo: arquitetura e urbanismo. 

Com o site procura-se conseguir uma divulgação mais ampla da informação e abrir portas à interatividade, convidando à colaboração de todos os internautas que possam acrescentar valor - com textos e imagens (fotografia, desenhos, iconografia) - ao trabalho já realizado. 

Através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) o site permite a pesquisa de património de origem portuguesa num mapa baseado no Google Maps, e - em alguns núcleos urbanos de maior dimensão - um desenho sobreposto que evidencia o essencial do traçado urbano primitivo, as estruturas defensivas e/ ou o posicionamento dos edifícios. 

Quem quiser aceder a conteúdos mais descritivos pode consultar a área de conteúdos>Contexto, onde se encontram textos de síntese e enquadramento histórico de quatro grande regiões geográficas onde os portugueses deixaram a sua influência.

A interatividade desejada materializa-se ainda pela possibilidade de propor alterações, denunciar e corrigir um erro, propor uma nova entrada ou enviar uma imagem, através do menu Colaborar. Todas as propostas são avaliadas segundo uma rotina de certificação estabelecida que tem um prazo máximo de 45 dias. 

Fica o desafio para todos os apaixonados por história, arquitetura e urbanismo visitarem aquele site de inegável importância e qualidade.

May 24, 2012

Kali The Little Vampire


O Festival Mundial de Curtas-metragens (CFC Worldwide Short Film Festival) a decorrer em Toronto de 5 a 10 de junho de 2012, inclui a apresentação no teatro Isabel Bader (93 Charles Street West) do filme da realizadora Regina Pessoa Kali The Little Vampirena 4ª feira, 6 de junho, pelas 13:30, e sábado, 9 de junho, às 19:45.

















Com a participação de Christopher Plummer e Fernando Lopes, o filme conta a história de um rapaz diferente dos outros, que sonha em encontrar o seu lugar ao sol.
Tal como a lua passa por diferentes fases, também o Kali tem de enfrentar os seus medos e demónios interiores para, no final, encontrar a passagem para a luz.
Um dia ele vai desaparecer… ou talvez seja apenas mais uma fase de mudança.

Estão disponíveis no Consulado bilhetes gratuitos para a sessão "Who's your dada?", na qual o filme português se encontra inserido; para os levantar, no máximo de dois bilhetes por pessoa, por favor contacte Palmira Almeida através do telefone 416 217 0971 ext 232, ou palmira.almeida@dgaccp.pt.

May 17, 2012

Centenário da I Guerra Mundial


O Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se a estruturar um programa que visa comemorar o Centenário da I Guerra Mundial. Nesse sentido, tem promovido contactos com entidades que no contexto internacional estão envolvidas em dinâmicas semelhantes, quer a nível de cada país, quer internacionalmente.

A programação destinada ao Centenário e às realizações que lhe estão associadas constará do portal, presentemente em construção, www.portugal1914.org.


O referido portal disponibilizará igualmente informações relacionadas com a participação de Portugal na I Guerra Mundial, designadamente quanto à cronologia dos principais acontecimentos, bibliografias, imagens e elenco tão completo quanto possível dos militares que participaram na Guerra em África e na Flandres.


Leia aqui um resumo do projeto em curso.

May 16, 2012

Coordenação de Ensino: inscrições on-line

Encontram-se já abertas on line na Internet, as inscrições para alunos de português no Canadá
Saiba mais lendo a informação para pais e encarregados de educação elaborada pela Coordenação de Ensino e consultando a página web do Instituto Camões
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 29 de maio.

May 15, 2012

Concurso Português das Escolas Secundárias do Ontário

Com o intuito de promover, motivar e expandir o estudo da língua e cultura portuguesas na Província do Ontário, teve lugar no dia 14 de maio de 2012, na Universidade de York, a segunda edição do Concurso Português das Escolas Secundárias do Ontário, que contou com a participação de 53 estudantes, dos quais se ressaltam, pelos excelentes resultados obtidos, Caitlyn Carreiro – St. Augustine C.S.S. (DPCDSB), Ana Lúcia Almeida – St. Augustine C.S.S. (DPCDSB), Ana Sousa – St. Mary's C.S.S. (TCDSB), Victor Fernandes – St. Mary’s C.S.S. (TCDSB), Stephanie Baptista – St. Augustine C.S.S. (DPCDSB), Miguel Alves – Archbishop Romero C.S.S. (TCDSB), Pedro Charneca – St. Mary's C.S.S. (TCDSB), Vítor Miranda – St. Mary's C.S.S. (TCDSB), Paulo Araújo – St. Mary's C.S.S. (TCDSB), Diana Ferreira Santos – St. Mary’s (TCDSB),Jessica da Silva – Dante Alighieri Academy (TCDSB); Pedro Neves – Archbishop Romero C.S.S. (TCDSB), José Cardoso Lima - St. Mary's C.S.S. (TCDSB), Inês Miranda da Cruz – Archbishop Romero C.S.S. (TCDSB), Jessica dos Santos - St. Mary's C.S.S. (TCDSB), Mónica Gomes – St. Mary's C.S.S. (TCDSB), Kevin dos Santos Vitória – St. Mary’s C.S.S. (TCDSB), Cátia Neto – St. Mary’s (TCDSB), Eduarda Duarte – St. Mary’s (TCDSB), Amanda Silva Ferreira – St. Mary’s (TCDSB), Sandro Magina – Central Commerce C. I. (TDSB).

O Consulado-Geral felicita os organizadores Jennie Lopes e Jimmy Steele, que contaram com o apoio da Professora Maria João Dodman (York University), Dr. José Pedro Ferreira (University of Toronto), Lina Franco (TDSB), Anabela Melo (TDSB), Alda Nunes (DPCDSB), Dr. Rita Rolim (York University) e Mena Silva (TCDSB) e dos voluntários Inês Catarino, Andrea Coelho, Jessica Cunha, Stephanie Jorge, and Sarah Lopes.

25ª Semana de Portugal


O Consulado-Geral convida a Comunidade Portuguesa para a sessão de abertura da 25ª Semana de Portugal, a realizar na Galeria Almada Negreiros (438 University Avenue, suite 1400, Toronto), pelas 18H30.

Apela-se igualmente para que a Comunidade Portuguesa adira ao programa das comemorações, do qual se destacam os seguintes pontos:

7 de junho

12H00           Proclamação do Dia de Portugal, em colaboração com o Senhor Ministro da Cidadania do Ontário Charles Sousa, no QUEEN'S PARK

8 de junho

12H00           Içar da Bandeira na PRAÇA NATHAN PHILLIPS SQUARE CÂMARA MUNICIPAL de TORONTO

9 de junho

11H00           Parada do Dia de Portugal
13H30           Homenagem aos voluntários junto do Monumento dos Voluntários no TRINITY-BELLWOODS PARK

10 de junho

11H00           Homenagem aos Pioneiros junto ao Monumento no HIGH PARK
12H00           Homenagem a Camões no PORTUGAL SQUARE, 722 COLLEGE ST

EPE 2012



Consulte aqui as listas definitivas dos candidatos admitidos à prova de conhecimentos para recrutamento de leitores e professores de Língua e Cultura Portuguesas do Instituto Camões para o ano letivo de 2012/2013.

As referidas listas também se encontram disponíveis para consulta no Consulado-Geral de Portugal.

Lisbon: Intermixing the Old With the New



Da autoria da colunista Susan Hallett, o jornal Epoch Times publicou, no dia 23 de abril findo, um artigo sobre Lisboa, intitulado Lisbon: Intermixing the Old With the New.

Leia aqui o artigo.


May 14, 2012

Para mim, ser português-canadiano é...


Por iniciativa da Federação de Empresas e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP), encontra-se a decorrer até ao dia 7 de junho de 2012 a nona edição do concurso de ensaios Para mim, ser português-canadiano é… dirigido a estudantes luso descendentes residentes no Ontário matriculados nos graus 7 a 12. A cerimónia de entrega dos prémios da iniciativa em apreço, da qual se ressalta a importância no quadro de acções de preservação e divulgação da língua e cultura portuguesas, terá lugar em cerimónia pública no Centro de Língua Portuguesa Camões (800 Lansdowne Avenue, Toronto) no dia 19 de Junho, pelas 17H30 horas.

Para informações adicionais contacte a FPCBP através do email info@fpcbp.com ou telefone 416 537 8874. 



Cursos de português na School of Continuing Studies

A School of Continuing Studies (SCS) da Universidade de Toronto, oferece cursos de português para principiantes. A partir do próximo ano letivo e no quadro do Memorando de Entendimento celebrado com o Camões I.P. será reforçada a oferta daquela instituição com a incorporação do Centro de Língua na rede de cursos que passam a ser oferecidos por aquela instituição. Saiba mais consultando o website da SCS.

Lisbon – Start Up City


Find out why many foreign young entrepreneurs have decided to start their businesses in Lisbon.




Lisbon Start Up City was published by Invest Lisboa - a partnership between the Lisbon Municipality, the Portuguese Chamber of Commerce and Industry and the Portuguese Business Development Agency.

Lisbon is a privileged access platform to 500 million European consumers, offering modern transport and logistics infrastructures, such as up-to-date railroads and highways, proximity to the ports of Lisbon, Setubal and Sines and the airport – ten minutes drive from the city’s centre – offering low cost connections to multiple European and transcontinental destinations.



Troia Resort em Toronto

É já no próximo dia 29 de maio, pelas 17,30 horas que decorrerá na Galeria Almada Negreiros do Consulado Geral, a apresentação do Troiaresort Roadshow,  uma iniciativa do Grupo Sonae em colaboração com o AICEP Portugal Global, Tursimo de Portugal e Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos. O evento visa apresentar o produto Turismo Residencial, associado a uma componente de Rendimento Mínimo Garantido, e será conduzido pelo Diretor Geral do Troiaresort, Engº João Madeira e pelo Diretor de Marketing da Sonae Tursimo, Dr. Bernardo Novo.
Se tem interesse em participar no evento, contacte por favor estes serviços pelo telefone 416 217 0971 e/ou palmeida@toronto.dgaccp.pt.

May 12, 2012

Nicolau Breyner em Toronto e Otava: novas datas, 9 e 10 de junho


Por razões de força maior e que se prendem com uma greve de controladores de tráfego aéreo em Portugal projetada para os próximos dias, foi adiado o para os dias 9 e 10 de junho, respetivamente em  Toronto Otava, o espetáculo que o conceituado artista Nicolau Breyner tinha programado para o próximo fim de semana.
Para novas informações e reservas de bilhetes, é favor contatar Dulce Felix - 416 399 5335, ou Grace Gouveia – 647 701 7970 (Toronto) e Filipe Correia – 613 749 1247, ou Sandra Anacleto – 613 769 0790 (Otava).
Veja mais informações no Facebook.

May 11, 2012

Bernardo Sassetti morre aos 41 anos



O pianista e compositor Bernardo Sassetti, de 41 anos, faleceu esta quinta-feira na sequência de uma queda acidental de uma falésia, quando fazia fotografia, na zona de Cascais.

Bernardo Sassetti, considerado um dos mais criativos pianistas da sua geração, integrou o plano de atividades culturais do Consulado-Geral de Portugal em Toronto em novembro de 2010, através da apresentação da peça Viagem de Sophia, da autoria de Sophia de Mello Breyner Andersen, que encenou com a sua mulher, a conceituada atriz Beatriz Batarda.

Toda a equipa consular, com profunda consternação, transmite à família enlutada o seu sentimento de pesar pela morte prematura de um nome ilustre da música e cultura portuguesas.

May 9, 2012

Suspensão de feriados


O Governo e a Igreja chegaram a acordo para a suspensão dos feriados religiosos do Corpo de Deus e de Todos os Santos a partir de 2013 e durante cinco anos, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Economia e do Emprego num comunicado conjunto.

Deste modo, "a eliminação dos feriados de Corpo de Deus, 5 de Outubro, 1 de Novembro e 1 de Dezembro apenas produzirá efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2013, indo assim também ao encontro do melhor planeamento dos calendários das famílias e das empresas no corrente ano", lê-se no documento.

O Governo esclarece também que acordou com a Santa Sé que, findo o período de cinco anos, as duas partes voltarão a avaliar os termos deste acordo, em virtude da situação económica e financeira do país.
Segundo o comunicado, o Corpo de Deus passa a ser celebrado no domingo seguinte. Já o 1 de Novembro continua a ser assinalado pela Igreja no mesmo dia.

May 7, 2012

Cursos de língua portuguesa em Ottawa

Saiba mais sobre os novos cursos de língua portuguesa na Embaixada de Portugal em Ottawa, visitando o site http://www.camoes-ottawa.blogspot.ca/.

May 5, 2012

Ajude Dan Rocha


Dan Rocha
Apela-se a toda a comunidade luso canadiana que ajude o compatriota Dan Rocha, de 27 anos, residente em Kitchener e que sofre de Osteogênesis Imperfecta, a conseguir obter um veículo automóvel para se poder deslocar mais facilmente.

Basta que vote por ele consultando o seguinte link:


Vote em Dan Rocha e ajude um compatriota luso-canadiano.

Passe esta mensagem a todos os seus amigos e familiares.

Um voto por dia até ao próximo dia 13 de maio, pode fazer a diferença.

Bem hajam.

Presença consular em Kitchener


Estivemos ontem e hoje em Kitchener a servir a comunidade portuguesa local e de cidades limítrofes. 

Realizámos também uma sessão informativa que contou com a presença da Sra. Coordenadora do Ensino. 

Assinámos um Memorando de Entendimento com a Direção Escolar Católica de Waterloo.

Esta foi a 19ª presença consular realizada desde o Outono de 2009. Foram já atendidas mais de 600 famílias em 9 cidades diferentes.

Continuaremos a servir a comunidade de forma descentralizada.

A próxima presença terá lugar em Leamington a 14 e 15 de setembro. 

Esperamos nessa altura já ter disponível o novo equipamento portátil que permtirá efetuar cartões de cidadão e passaportes.

Obrigado à comunidade, Paróquia de N. S. de Fátima e Legacy Travel, na pessoa do Sr. Inácio Mota, toda a colaboração recebida.

May 4, 2012

Projeto "Jovens Estudantes do Montepio"


Homepage MontepioTodos os jovens lusodescendentes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos de idade e que frequentem, pelo menos, o segundo ano de um curso universitário, podem candidatar-se a uma viagem a Lisboa, entre 2 e 13 de julho. As candidaturas decorrem até dia 18 de maio
Obtenha mais informações consltando o regulamento em www.montepio.org. ou lendo-o aqui.

European Book Club - Blindness, Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago

Numa iniciativa da Coordenação de Ensino e no quadro do European Book Club da EUNIC, decorre no próximo dia 12 de maio no Centro de Língua Portuguesa Camões em Toronto, pelas 14,30, uma palestra sobre o livro de José Saramago Ensaio sobre a Cegueira.
Veja mais informações sobre este evento na nossa página do Facebook.

Troia Resort em Toronto dia 29 de maio

O grupo Sonae em parceria com o Turismo de Portugal , promove no próximo dia 29 de maio em Toronto, um evento alusivo ao Troia Resort.
Esteja atento às novidades que aparecerão nos próximos dias.

May 3, 2012

Dia de Portugal 2012

Saúda-se a Aliança de Clubes do Ontário pelo anúncio de mais uma celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Divulga-se aqui o programa das festividades.

May 2, 2012

Atendimento ao público: cartões de cidadão e passaportes

Tradicionalmente, os meses de Maio, Junho, Julho e Agosto são de grande afluência de público nos serviços consulares e, por consequência, também de maior tempo de espera.
Em 2011, naquele mesmo período foram atendidos uma média de 1740 utentes por mês.
Recomenda-se por isso a todos os nacionais portugueses que prevêem ir no Verão a Portugal, e necessitem de obter o respetivo cartão de cidadão e/ou passaporte, que se desloquem a este Posto com  a devida antecedência sobre a respetiva data de eventual viagem. 
De momento, a requisição e entrega de cartão de cidadão demora aproximadamente 10 dias úteis e a de passaportes entre 7 a dez dias úteis.
Sem um cartão de cidadão ou bilhete de identidade válidos, não é possível solicitar passaporte.
Qualquer um daqueles documentos pode ser solicitado dentro dos seis meses anteriores à sua caducidade.


Estudos portugueses na Universidade de York

Saiba mais sobre a possibilidade de efetuar estudos sobre a Língua Portuguesa na Universidade de York, consultando este folheto ou visitado o site http://www.yorku.ca/laps/dlll/portuguese/.
York University - Redefine the Possible

May 1, 2012

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Os Consulados-Gerais de Portugal e do Brasil em Toronto convidam as comunidades de expressão portuguesa radicadas no Ontário para a comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, no próximo dia 3 de maio de 2012, pelas 18:00 horas, no Centro de Língua Portuguesa Camões (800 Lansdowne Ave Toronto, ON, 416 826 5282).

A sessão incluirá a apresentação da curta-metragem A Liga da Língua, seguida de um breve debate, leitura de trechos de autores da CPLP, intervenções pelos Cônsules-Gerais e uma receção aos convidados.

Proceder-se-á igualmente na ocasião à entrega dos prémios aos vencedores do concurso Prémio Literário 2012, organizado pela Coordenação do Ensino Português no Canadá, com o apoio do Consulado-Geral de Portugal e dos Departamentos de Português das Universidades de Toronto e de York. Clique aqui para visualizar o convite.