February 26, 2013

OMNI Television Launches Ponto de Encontro, Premiering March 3


Popular OMNI Television news anchor Clara Abreu to host new weekly, Portuguese-language current affairs show on OMNI.1, OMNI Alberta and OMNI BC

Ponto de Encontro to explore local and global issues affecting Canada’s diverse Portuguese-language communities.

OMNI Television announced the premiere of Ponto de Encontro, a weekly 30-minute Portuguese-language current affairs show filmed from OMNI Television’s downtown Toronto studios. Hosted by popular OMNI Television news anchor Clara Abreu, Ponto de Encontro delivers the latest news in health, education, arts, economy, politics and literature significant to Portuguese communities across Canada, along with global news from RTP International and RTP Azores. Ponto de Encontro debuts Sunday, March 3 at 11 a.m. ET on OMNI.1, 8 a.m. MT on OMNI Alberta, and 9 a.m. PT on OMNI BC, and will continue to air regularly each Sunday at these times.

“Building on OMNI Television’s legacy of being entrenched in diverse communities throughout Canada, Ponto de Encontro will feature news, cultural issues and events relevant to the Portuguese community,” said Madeline Ziniak, National Vice-President, OMNI Television.

Each episode of Ponto de Encontro will showcase success stories of individuals, who have made significant contributions to the Portuguese community, and will report on topics that are reflective of  Canada’s Portuguese-language communities from such countries as Portugal, Angola, Brazil, Mozambique, Macau, Guinea Bissau, India (Goa), Cape Verde, East Timor, San Tome, and Prince.

In addition, audiences can stay up-to-date on the latest Portuguese community events in Ontario through Community Calendar, hosted by Joao Vicente in Portuguese during the daily telenovela from 4 p.m. to 5 p.m. on OMNI.1.

February 25, 2013

Os nove dias de Sousa Mendes


Não perca o documentário Os nove dias de Sousa Mendes, disponível no site http://osnovediasdesousamendes.com/

O documentário foi elaborado pela cidadã portuguesa Inês Faro, com a produção da TELIMAGIN e apoio do Canada Media Fund / Fonds des médias du Canada (http://www.cmf-fmc.ca/).

Seguem os contactos da equipa responsável:

Inês Faro; 514 679 5571; Skype: inesfaroguerreiro; inesfaroaraujo@hotmail.com

Produtor: Yves Bernard : ybernard@telimagin.com

Realizadora: Mélanie Pelletier: mpelletier@telimagin.com

BOOK LAUNCHING


Visita a Toronto de S. Exa. o Ministro da Economia Dr. Álvaro Santos Pereira

S.Exa. o Ministro da Economia e do Emprego desloca-se a Toronto nos próximos dias 2 e 3 de Março, acompanhado pelo Sr. Secretário de Estado da Energia, Dr. Artur Trindade.

No dia 2 de Março, S. Exa. o Ministro será o keynote speaker no 31º jantar de Gala da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos onde serão entregues 27 bolsas de estudo a jovens de origem portuguesa e manterá no dia seguinte de manhã um encontro com empresários de origem portuguesa com interesses em Portugal.

No quadro da abertura do Salão Internacional PDAC 2013, maior congresso mundial de minas e energia, aqueles membros do Governo participarão no dia 3 na respetiva inauguração, mantendo encontros com empresas canadianas com investimentos em Portugal e outros potenciais investidores do setor. Da visita fazem parte também encontros bilaterais com membros do governo canadiano a nível federal e provincial bem como, no final daquele dia, a participação num seminário dedicado ao investimento no setor dos recursos naturais em Portugal co-organizado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e empresa canadiana Colt Resources.

A Embaixada de Portugal, o Consulado Geral em Toronto e o escritório da AICEP nesta cidade, acompanham e apoiam a visita.

February 21, 2013

Paralização da rede informática: consequências no atendimento

Recorda-se que amanhã, dia 22 de fevereiro, o sistema informático do Consulado Geral será afetado em virtude de mudanças nos sistemas centrais do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Estes Serviços ficarão impossibilitados de processar quaisquer pedidos de passaporte, cartão de cidadão, elaboração de processos de registo civil e vistos, pelo que se apela a quem já tenha programada a sua vinda ao Consulado, naquela data e por aqueles motivos, que o faça noutra altura.

O Consulado Geral manter-se-á aberto ao público no seu horário normal (entre as 8,30 e as 15 horas) e o serviço de notariado estará assegurado, nomeadamente no que diz respeito à elaboração de procurações, certificados diversos e legalização de documentos.

Igual circunstância e pelas mesmas razões acontecerá a 8, 11 e 12 de março próximo.
Lamentam-se desde já todos e quaisquer inconvenientes que esta situação possa acarretar.

February 19, 2013

Curso de E-Learning



 Entre abril e maio de 2013 será realizado o Curso Inventário de Património Cultural Imaterial, organizado conjuntamente pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Universidade Aberta.

O Curso decorre em regime de E-Learning e destina-se a profissionais de entidades envolvidas na elaboração de processos de inventariação de património imaterial, em particular técnicos da administração local e de museus, nomeadamente de âmbito municipal e regional.

De entre os objetivos do Curso destaca-se o desenvolvimento de competências para elaboração de pedidos de proteção legal de PCI, tendo em vista a inscrição de manifestações imateriais no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, via: www.matrizpci.imc-ip.pt .

Candidaturas/Inscrições: entre 14 de janeiro e 24 de fevereiro.
Informações:
DGPC/ Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial
Tel.: 213 614 228 

INVENTARIAÇAO DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
ECTS/DURAÇÃO: 2 ECTS/52 Horas / 8 Semanas
COORDENAÇÃO: Lúcio Sousa, Paulo Costa (DGPC)
FORMADORES: Lúcio Sousa, Paulo Costa (DGPC), Carla Queirós (DGPC)
INÍCIO: Abril/Maio 2013
CANDIDATURAS: 7 janeiro a 24 fevereiro 2013
CUSTO: 120€

February 15, 2013

Dia da Família no Ontário


O Consulado-Geral de Portugal deseja um feliz Dia da Família à comunidade portuguesa do Ontário e informa de que se encontrará encerrado na segunda feira dia 18 de fevereiro.

With wishes for a happy Family Day to the Portuguese community of Ontario, The Consulate General of Portugal advises that it will be closed on Monday, February 18.

February 12, 2013

Cursos de formação à distância do Camões, IP


Encontra-se a decorrer até 17 de fevereiro de 2013, o período de candidaturas para os cursos de formação à distância do Camões, I.P. (2º semestre 2002/13), a seguir indicados:

Cursos de especialização (creditados com ECTS)
Cultura
102_13 Curso de especialização pós-graduado - Cultura Portuguesa Contemporânea
103_13 Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul

Cursos de Português para estrangeiros
308_13 Portuguese for Foreigners, level A1
309_13 Portuguese for Foreigners, level A2
310_13 Português para Estrangeiros, Nível B1
311_13 Português para Estrangeiros, Nível B2
312_13 Português para Estrangeiros, Nível C1

Cursos de Português para fins específicos
305_13 Laboratório de Escrita Jornalística
307_13 Português para Negócios (Portuguese language in the business world)
208_13 Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado

Tradução
401_13 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

Cursos de formação contínua de professores
(creditados pelo CCPFC)
202_13 MIPL2.0 - Materiais Interativos para Português Língua Segunda na web
2.0203_13 Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório
211_13 Ferramentas da Linguística Computacional para Ensino do Português
209_13 A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa
212_13 A leitura de textos literários no contexto do Ensino de Português no Estrangeiro
213_13 Promoção da leitura em ambiente escolar



Ciclo de Cinema Portugal/Brasil

O Consulado-Geral de Portugal em Toronto, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Toronto, convida as comunidades lusófonas da Província do Ontário para o Ciclo de Cinema Portugal/Brasil, a decorrer em Toronto nos dias 20 de março, 17 de abril e 7 de maio 2013, de acordo com o programa aqui disponível.

O presente Ciclo de Cinema está incluído nos planos de ações de divulgação da língua e cultura dos Consulados-Gerais de Portugal e do Brasil e conta com o apoio do Camões I.P. e a colaboração da Coordenação de Ensino Portugês no Canadá, Departamento de Espanhol e Português e de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Toronto, Departamento de Línguas, Literaturas e Linguística da Universidade de York e do Seminário de Estudos Brasileiros/CERLAC, da Universidade de York.

Os Consulados-Gerais de Portugal e do Brasil agradecem a colaboração da Casa do Alentejo Community Centre pela cedência da respetiva sede (1130 Dupont St., Toronto,  416 537 7766) para realização do Ciclo.


Charles Sousa nomeado Ministro das Finanças do Ontário


O Consulado-Geral de Portugal em Toronto congratula-se com a nomeação do luso-canadiano Charles Sousa para o alto cargo de Ministro das Finanças do Governo do Ontário.

Leia aqui carta de parabéns e de votos de bom sucesso nas novas funções enviada pelo Senhor Cônsul-Geral.



February 8, 2013

Presença consular em Thunder Bay, dias 8 e 9 de fevereiro

Está a decorrer este fim de semana na cidade de Thunder Bay, Hotel Travelodge, 450 Memorial Ave., telefone 807 345 – 2343 a segunda presença consular do ano.

Se vive na localidade ou próximo, compareça. Estamos lá para o servir.

Dia 8 das 14 às 19 horas e dia 9 das 10 às 16 horas.

A presença consular conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Thunder Bay, 5480 Mapleward Rd., Tel. 1-807-738-0871.

Fim do noticiário em língua portuguesa na OMNI

Torna-se público, em língua portuguesa e inglesa, a carta endereçada ao Grupo Rogers pelo Sr. Embaixador de Portugal e Cônsul Geral em Toronto, relativamente ao fim das emissões diárias do noticiário em língua portuguesa naquela estação de televisão.


February 7, 2013

Cadernos de Recenseamento Eleitoral

Portal do EleitorTorna-se público que durante o mês de Março estarão expostos ao público, neste Consulado Geral e no Consulado Honorário de Portugal em Winnipeg, dentro do horário normal de expediente, os Cadernos de RECENSEAMENTO ELEITORAL, para efeitos de consulta e reclamação dos interessados nos termos do artº 60º da Lei nº 13/99, de 22 de Março, na redacção que lhe foi dada pela Lei 47/2008 de 27 de Agosto.

Os erros ou omissões detetados devem ser imediatamente indicados a esta Comissão Recenseadora, devidamente fundamentados, a fim de serem corrigidos na Base de Dados do Recenseamento Eleitoral.

Recorda-se, ainda, que todos os cidadãos eleitores podem verificar a respectiva situação no recenseamento eleitoral através da consulta a uma das seguintes páginas web:

 

February 6, 2013

Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica


O Embaixador de Portugal junto do Conselho da Europa, Luís Filipe Castro Mendes, depositou dia 5 de Fevereiro junto daquele órgão o instrumento de ratificação por Portugal da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica.

Portugal foi, assim, o terceiro país a ratificar aquela Convenção, bem como o primeiro da União Europeia.

Fernão Mendes Pinto, deslumbramento do olhar


Por iniciativa da Coordenação do Ensino Português no Canadá, em parceria com a Casa do Alentejo Community Centre e com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Toronto, realiza-se no dia 21 de fevereiro de 2013, pelas 18 horas, na sede do referido Centro (1130 Dupont St., Toronto) a abertura da exposição FERNÃO MENDES PINTO, DESLUMBRAMENTO DO OLHAR

A exposição manter-se-á disponível para visitas até dia 9 de março: às quintas e sextas-feiras a partir das 17:30 e sábados, entre as 9:00 e as 17:00.
Visitas aos sábados para professores e alunos dos cursos de português, requerem marcação prévia, através do email anapaula.ribeiro@camoes.mne.pt, ou telefone 416 217 0981.


February 5, 2013

Portugal’s Latest Key Development


Read the information prospectus issued by Portugal’s Ministry of Finance on the current state of the Economic Adjustment Program, Fiscal Adjustment, Financial Markets, Financial Sector and Structural Reforms.

Portugal Economy Probe

Pensado para decisores económicos e políticos de todo o mundo, o website Portugal Economy Probe promove o conhecimento sobre a realidade económica de Portugal, em língua inglesa, actualizado diariamente de uma forma transparente e credível. Investidores, empresários, académicos, estudantes, assim como jornalistas, poderão tirar partido da actualização constante dos mais recentes relatórios e dados estatísticos, provenientes de fontes oficiais nacionais e internacionais.


Portugal Economy Probe is an independent English language website, aggregating up-to-date economic, financial and statistical information on Portugal and Portuguese companies from a wide number of national and international sources. For economic decision makers, investors, researchers and journalists this website seeks to promote serious technical knowledge about Portugal.

Portugal Economy Probe the one place to probe into the Portuguese economy.


Golden Residence Permit Programme - ARI


Order 1661-A/2013 of the Ministry of Foreign Affairs and of the Ministry of Internal Affairs, published in the Portuguese Official Journal [DR 19 SÉRIE II] of 28 January 2013 (PDFENGLISH VERSION AVAILABLE SOON) amends Order 11820-A/2012, aimed at attracting foreign investment to Portugal and fast tracking foreign investors to obtain Residency Permits in Portugal.

The following are the new provisions of the ARI programme:

TYPES OF QUALIFYING INVESTMENTS

Property Investments
  • Acquisition of Properties above €500,000 in total.
  • There is also the possibility of requesting the residency permit just with the signature of a Promissory Contract of Purchase and Sale with a payment of a deposit of 500,000 Euro.
  • Joint acquisition of properties provided that each of the joint owners invest €500,000 or more (for example: 3 investors could make a joint investment of 1.5M€).
  • Possibility of financing above €500,000.
  • Total freedom to rent or lease the properties;

Capital Investments
  • Transfer of Funds above € 1,000,000 (this may include direct investment into any company in Portugal).

Job Creation
  • Creation of a minimum of 10 jobs.

GENERAL REQUIREMENTS
  • Investments maintained for a minimum of 5 years
  • Acquisition of properties above € 500,000.
  • Purchased after 8th October 2012.
  • Acquisition completed before the application for residency permit.
  • Properties acquired free from any charges or mortgages.
LEGAL INFORMATION
  • Minimum stays in Portugal – 7 days first year and 14 days following periods of 2 years.
  • Residency Application made within a maximum of 90 days after entry in Portugal.
  • Residency Permit granted for an initial period of 1 year & renewed for periods of 2 years.
  • Possibility of permanent residency after year 5 and nationality one year later.
  • Bearers of Investor Residency Permits may travel freely in the Schengen area.
Ontario residents may apply in person at the Consulate General of Portugal in Toronto or online at http://ari.sef.pt

Presenças consulares em Cambridge e Kitchener


Passaportes, cartões de cidadão, registo civil, notariado e recenseamento eleitoral estarão à disposição de todos os cidadãos portugueses e luso-canadianos nas presenças consulares em Cambridge e Kitchener, agora definitivamente marcadas para os dias e locais abaixo indicados.

Cambridge – 5 de abril
Câmara Municipal de Cambridge
50 Dickson Street, Tel. 1-519-740-4517
Horário: 6ª feira - das 14 às 19 horas

Kitchener – 6 de abril
Kitchener Portuguese Club Inc.
1548 Fischer-Hallman Road East, Tel. 1-519-579-6960,
Horário: sábado - das 10 às 16 horas

Consulte aqui a lista dos preços de alguns atos que podem ser praticados nas presenças consulares.

Leia aqui informações gerais sobre as presenças que são do seu interesse.



February 1, 2013

Visitas de estudantes de português a Portugal



No âmbito do memorando de entendimento em vigor entre o Camões I.P. e a Direção Escolar Católica de Toronto (Toronto Catholic District School Board - TCDSB), encontra-se definido o plano de visita a Portugal de estudantes do ensino secundário canadiano.

Os links a seguir indicados contêm informações detalhadas sobre o programa.




Os interessados, poderão igualmente contatar:

Lisa Gomes, Student Success Teacher
Student Services
Father Henry Carr C.S.S
416 393-5521