November 27, 2013

PRESENÇAS CONSULARES 2014

Visualize aqui o plano de presenças consulares para 2014

Os cidadãos portugueses poderão deslocar-se às referidas localidades para solicitarem informações e prática de atos consulares, designadamente:

a) Passaportes
b) Cartões de cidadão
c) Procurações;
d) Recenseamento eleitoral;
e) Reconhecimento de assinaturas,
f) Outros atos de registo civil e notariado;
g) Pensões e apoio social


COMPAREÇA. ESTAREMOS AO SEU SERVIÇO

Flying Into Memories







Realiza-se na quinta-feira, 28 de Novembro de 2013, na Citizenry, em Toronto, a exposição Flying Into Memories do artista Manuel D'Olivares.

A exposição é organizada pela, DIRECTARTS INTERNATIONAL
www.directartsonline.com Tel: 647 964 7867

Visualize aqui o convite.

November 25, 2013

Luis Costa e Fernando Costa em concerto










O Consulado-Geral promove no dia 26 de novembro de 2013, pelas 19H00, no Glenn Gould Studio (250 Front Street West, Toronto), a realização de um concerto, com admissão gratuita, pelos jovens artistas portugueses Luis Costa (piano) e Fernando Costa (violoncelo).

A apresentação do concerto insere-se no plano de atividades culturais do Consulado-Geral patrocinado em grande parte por um conjunto de firmas luso-canadianas às quais, mais uma vez, se agradece publicamente o seu prestimoso apoio.

Para reserva e obtenção dos bilhetes de entrada, agradece-se que contacte estes serviços através do nº de telefone 416 217 0966 ou 0971 (ext 232), ou mediante e-mail para mail@toronto.dgaccp.pt.

Cada interessado poderá reservar até um máximo de 2 (dois) bilhetes devendo proceder ao seu levantamento entre os dias 11 e 15 de Novembro nestas instalações consulares. A partir desta última data os bilhetes não levantados serão distribuídos gratuitamente a outros interessados.

Organizado pela Embaixada de Portugal em Otava, com o apoio do Camões I.P. e a colaboração dos Consulados Gerais de Portugal em Toronto e Montreal, Luis e Fernando Costa realizam igualmente concertos em Montreal e Otava, nos dias 27 e 30 de novembro, respetivamente.

Visualize aqui o folheto de divulgação do espetáculo.

November 19, 2013

Pagamentos no Consulado com cartão de débito

Informam-se todos os utentes destes serviços que a partir desta data passou a ser possível o pagamento dos atos consulares também através de cartão de debito. Por cada transação será cobrada uma taxa única de 0,50 cêntimos que acrescerá ao preço dos emolumentos consulares.

November 15, 2013

Scholarship awards

The Federation of Portuguese Canadian Business & Professionals (FPCBP) is once again recognizing the outstanding achievement of Luso-Canadian youth with scholarships ranging from $1,000.00 to $2,500.00.

To be eligible, students must be residents of Ontario and enrolled in High School, College, University Undergraduate program or University Graduate program.

Students are required to scan and submit electronically their applications and transcripts to info@fpcbp.com (students will still be required to mail an official transcript).

Also new for this year is the Portuguese Studies Scholarship Award, directed at university or college students who have completed at least the equivalent of two full courses in Portuguese at the second year level or higher, or students who are pursuing an undergraduate degree in Portuguese Studies at a Canadian university. This scholarship is meant to recognize students who are not of Portuguese ancestry, but are interested in the Portuguese language, literature and/or culture.

All applications and official transcripts must be received on or before January 17th, 2014 at 5:00 p.m.

The scholarships will be awarded at the annual Scholarship awards dinner at Pearson Convention Center on March 1, 2014.

For additional information, kindly visit www.fpcbp.com or contact the Federation of Portuguese Canadian Business and Professionals, at 1136 College Street, Toronto, Ontario M6H 1B6 Tel: 416-537-8874; Fax: 416-537-9706.

Boletim Informativo





Leia aqui o Boletim Informativo n. º 7, de outubro de 2013, do Gabinete do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.




Presença consular em Sault S. Marie dias 22 e 23 de novembro

Uma equipa consular estará em Sault Ste Marie nos seguintes dias:

6ª feira, 22 de novembro, das 14 às 19 horas
Associação Luso-Canadiana de Sault Ste Marie
5 Cornwall St., Tel: 705 943 1962

Sábado, 23 de novembro, das 10 às 16 horas
Associação Luso-Canadiana de Sault Ste Marie
5 Cornwall St., Tel: 705 943 1962

Os cidadãos portugueses poderão ali deslocar-se para solicitarem informações e prática de actos consulares, designadamente:

a) Passaportes
b) Cartões de cidadão
c) Procurações;
d) Recenseamento eleitoral;
e) Reconhecimento de assinaturas,
f) Outros actos de registo civil e notariado;
g) Pensões e apoio social

O atendimento dos utentes é feito por ordem de chegada, não havendo lugar a marcações prévias.

Para a prática dos actos devem ser portadores dos respectivos documentos de identificação (BI’s ou passaportes), ainda que caducados. No caso de reformas também é necessário o cartão do contribuinte ou documento equivalente.

No momento do atendimento serão recolhidos os elementos necessários e preenchidos pelos utentes os documentos indispensáveis, sendo-lhe entregues pelo funcionário consular comprovativo de recepção dos mesmos. Os passaportes e cartões de cidadão são requeridos no momento sem necessidade dos utentes trazerem fotografias.

Os pagamentos poderão ser efectuados em cheque à ordem do Consulado-Geral de Portugal em Toronto. Não se aceita pagamento em dinheiro.

Os funcionários em serviço procederão posteriormente, com a maior brevidade possível, à prática dos actos nas instalações do Consulado-Geral em Toronto, devolvendo aos utentes os documentos solicitados. Os passaportes e cartões de cidadão poderão ser entregues no Consulado ou entregues por empresa ou correio canadiano.


COMPAREÇA. ESTAREMOS AO SEU SERVIÇO

Empresas açorianas em Toronto


Empresários dos Açores estarão presentes na feira de produtos alimentares do segmento gourmet, que decorrerá em Toronto, Canadá, de 14 a 17 de novembro, numa organização do Governo Regional dos Açores, através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

Nesta participação merece destaque a presença de empresas exportadoras, sedeados em diversas ilhas dos Açores, com ênfase para produtos lácteos, conservas, vinhos, licores, compotas, carnes, peixe, chá e doçaria. Nove empresas marcam presença com representantes e outras através do envio de produtos para exposição e provas degustativas.

Embora o objectivo estratégico prioritário seja o da promoção e da divulgação dos produtos agroindustriais, esta participação permite incluir outras vertentes da economia Açoriana, tendo-se apostado em imagens que caracterizam a paisagem e os produtos dos Açores.

Será, também, realizado um workshop organizado pela AICEP, no consulado de Portugal, com a presença de técnicos da Canadian Food Inspection Agency (Agência Canadiana da Inspeção Alimentar) de modo a dar a conhecer os requisitos de exportação para o Canadá. A SDEA aproveitará esta oportunidade para a divulgação do potencial da economia regional em termos oportunidades e incentivos ao investimento.