September 25, 2014

Adiamento de sessão de entrega de certificados

Por motivos alheios à vontade do Consulado-Geral de Portugal, informa-se que a cerimónia de entrega de certificados aos alunos aprovados nas provas de certificação das aprendizagens em língua portuguesa, marcada para  6ª feira dia 26 de setembro corrente, não terá lugar, ficando assim adiada para data a fixar em futuro próximo.

Formação à distância








Encontram-se abertas as candidaturas para os cursos de formação a distância do Camões, I.P., respeitantes ao 1.º semestre de 2014/2015





Aceda à Plataforma Formação à Distância do Centro Virtual Camões, onde encontrará informações sobre os cursos e sobre o Regulamento dos mesmos

Adiamento de sessão de imposição de insígnias

O Consulado-Geral de Portugal em Toronto informa que a sessão de imposição das insígnias das condecorações atribuídas por Sua Excelência o Senhor Presidente da República por ocasião do Dia de Portugal 2014, inicialmente prevista para sábado, dia 27 de setembro, não será realizada.



A curto prazo, divulgar-se-á nova data para imposição das insígnias de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e de Oficial da Classe do Mérito Comercial, aos cidadãos Fernando Cruz Gomes Antunes e Wilson Sandro Teixeira, que este Consulado-Geral desde já felicita.

Portugal Economy Probe - newsletter

Visualize aqui o protótipo da newsletter compilada pelo Portugal Economy Probe que este blog passará a divulgar a partir do próximo mês de outubro.

Para mais informações visite http://www.peprobe.com/

Portugal Economy Probe é um site agregador de informação económica e financeira sobre Portugal.

Com base em documentos provenientes de mais de 200 instituições oficiais e privadas de grande relevo mundial, o site, actualizado diariamente, disponibiliza gratuitamente informação abrangente, factual e fidedigna sobre a economia portuguesa, seu sistema financeiro e tecido empresarial.



Click here for the prototype of the Portugal Economc Probe newsletter, coming to this blog beginning next October.

For additional information, please visit http://www.peprobe.com/

Portugal Economy Probe is website containing economic and financial information about Portugal.


Using more than 200 world renowned official and private institution sources, the daily updated site provides comprehensive, transparent and precise information on Portuguese economy at no cost to its users.

September 18, 2014

PREÇO DOS ATOS CONSULARES

O Consulado-Geral de Portugal informa que, com efeitos a partir do próximo dia 1 de outubro de 2014, o câmbio consular aplicável nos serviços passará para:

1 € = 1,4343 CAD

Em função desta atualização, o preço dos atos consulares sofrerá um agravamento no momento do seu pagamento, indicando-se em seguida alguns dos novos preços em dólares canadianos a praticar por estes serviços a partir do próximo mês:

Tipo de ato consular
Praticado no Consulado
Nas presenças consulares
Passaporte Eletrónico (levantado no Posto)
107,57
195,42
Passaporte Eletrónico (entregue ao domicílio)
150,60
244,91
Cartão de cidadão
28,69
32,99
Procuração
71,72
82,47
Reconhecimento de assinatura
21,51
24,74
Reconhecimento de letra e assinatura
21,51
24,74
Registo de casamento
184,66
212,35
Aquisição de nacionalidade por maior de idade
315,55
362,88
Naturalização
286,86
329,89
Certificado de residência
121,92
140,20
Certificado para importação automóvel
222,32
255,66
Certificado de bagagem
111,88
128,66
Transporte de cadáver
(na localidade)
432,12
486,59
Testamento
509,18
585,55
Habilitação de herdeiros
365,75
420,61

Para listagem mais completa, clique em preçário



PRESENÇA CONSULAR EM CAMBRIDGE

O Consulado Geral tem o prazer de informar de que uma equipa consular estará em Cambridge (Câmara Municipal - 50 Dickson Street, Tel. 1-519-740-4517 monteirof@cambridge.ca) na sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de setembro de 2014, respetivamente das 14 às 19 horas e das 10 às 16.

Os cidadãos portugueses poderão ali deslocar-se para solicitarem informações e prática de atos consulares, designadamente:

a) Passaportes;
b) Cartões de cidadão;
c) Procurações;
d) Recenseamento eleitoral;
e) Reconhecimento de assinaturas;
f) Outros atos de registo civil e notariado;
g) Pensões e apoio social.

O atendimento dos utentes é feito por ordem de chegada, não havendo lugar a marcações prévias.

Para a prática dos atos devem ser portadores dos respetivos documentos de identificação (BIs ou passaportes), ainda que caducados. No caso de reformas também é necessário o cartão do contribuinte ou documento equivalente.

No momento do atendimento serão recolhidos os elementos necessários e preenchidos pelos utentes os documentos indispensáveis, sendo-lhes entregue pelo funcionário consular comprovativo de receção dos mesmos. Os passaportes e cartões de cidadão são requeridos no momento sem necessidade dos utentes trazerem fotografias.

Os pagamentos poderão ser efetuados em cheque à ordem do Consulado-Geral de Portugal em Toronto ou através de cartão de débito. Não se aceita pagamento em dinheiro.

Os funcionários em serviço procederão posteriormente, com a maior brevidade possível, à prática dos atos nas instalações do Consulado Geral em Toronto, devolvendo aos utentes os documentos solicitados. Os passaportes e cartões de cidadão poderão ser entregues no Consulado ou entregues por empresa ou correio canadiano.


COMPAREÇA. ESTAREMOS AO SEU SERVIÇO

September 2, 2014

Geoparques portugueses


A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) em parceria com o Fórum Português de Geoparques e a Casa dos Açores do Ontário (1136 College St, Toronto), vai organizar no próximo dia 17 de Setembro, pelas 18H30, uma Mostra sobre os Geoparques portugueses numa iniciativa paralela à 6ª Conferência Mundial de Geoparques que irá decorrer em St. John, Canadá, nos dias 19 a 22 de Setembro.

Neste evento, será feita apresentação do Geoparque Açores pelos responsáveis da Associação Geoparque Açores e será apresentado o Fórum Português de Geoparques pela responsável pelo setor da Ciência desta Comissão Nacional, a qual irá destacar as atividades levadas a cabo pelos quatro Geoparques Portugueses (Geoparque Naturtejo, Geoparque Arouca, Geoparque Açores e o aspiring Geoparque Terras de Cavaleiros).

Contate a Casa dos Açores para mais informações.





Ébola


Autoridades internacionais confirmam a 30 de agosto findo, o primeiro caso de infeção por vírus Ébola no Senegal, em doente da Guiné-Conacri que chegou recentemente a Dakar. Segundo a OMS, o doente encontra-se hospitalizado e estão em curso atividades de vigilância dos seus contactos próximos.

Conforme já tinha sido noticiado neste blog, um surto de Doença por Vírus Ébola decorre na Costa Ocidental de África desde fevereiro de 2014.

A infeção resulta do contacto direto com líquidos orgânicos de doentes (tais como sangue, urina, fezes, sémen). A transmissão da doença por via sexual pode ocorrer até 3 meses depois da recuperação clínica.

Uma vez que o período de incubação pode durar até 3 semanas é provável que novos casos venham ainda a ser identificados.


Se viajou ou se tem intenção de viajar para as zonas afetadas pelo vírus Ébola, siga as medidas de prevenção detalhadas no site da Direção Geral de Saúde.