February 3, 2010

2010 - Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social.


“Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta batalha sem si. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Chegou o momento do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social.”
Este pequeno texto da União Europeia serve de mote para que, no Canadá, possamos contribuir para atenuar este flagelo geralmente associado aos países pobres, mas que afecta também os países desenvolvidos, sendo inaceitável que tal aconteça. 
Nesta linha de pensamento, o Consulado-Geral de Portugal vai levar a efeito, conjuntamente com diversos parceiros locais, designadamente e entre outros, com a “Casa de S. Cristóvão”, a “Working Women”, o “Abrigo Centre” e o Conselho das Comunidades Portuguesas, duas mesas redondas durante este ano dedicadas a debater aquele tema. A primeira, direccionada para os técnicos que trabalham na área social, decorrerá em Maio, e a segunda, aberta à comunidade em geral, a realizar em Novembro
Serão em breve anunciadas as respectivas datas e formas de participação.
Por via destas duas iniciativas, encorajamos todos os segmentos da sociedade a participarem nesta missão de natureza pública. 
Se entretanto alguma instituição local da comunidade portuguesa desejar tomar uma iniciativa no quadro do Ano Europeu, sugere-se que tenha presente quanto é estabelecido no Regulamento para apoio financeiro disponibilizado pela Direcção Geral dos Assuntos Consulares, disponível para consulta no seguinte site da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas:http://www.secomunidades.pt/web/guest/2010AnoEuropeuCombatePobreza.

No comments:

Post a Comment