October 25, 2011

Imagens do (ensino) Português no Estrangeiro

  • Para que uma formação de professores de português no estrangeiro, adequada a cada contexto, possa ser organizada, é imprescindível um bom conhecimento da realidade atual do público de alunos e das comunidades portuguesas que vivem em cada país.
  • O Instituto Camões vem pedir a colaboração de todos neste projeto que agora tem início. Trata-se de um projeto de investigação - ação na área da formação contínua de professores, que compreende duas fases: A fase de diagnóstico das necessidades de formação e de intervenção; A fase de construção de um percurso formativo, orientado para os professores e leitores, adaptado aos resultados obtidos e com vista à intervenção pedagógico didática junto dos diferentes públicos.
  • Uma das atividades centrais da fase de diagnóstico foi a realização de questionários que se encontram agora online e que se destinam a obter as representações do Português de diferentes públicos que com ele se relacionam enquanto Língua Materna, Língua Estrangeira ou Língua Herança (professores e leitores, aprendentes, pais e encarregados de educação, públicos do processo de ensino-aprendizagem do Português em diferentes contextos), bem como as características e particularidades dos povos lusófonos.
  • Fica desde já o nosso convite à sua participação, através do preenchimento dos questionários aqui disponíveis.

No comments:

Post a Comment