September 4, 2013

Curso de Língua e Cultura Portuguesa na Queen’s University


O Consulado-Geral de Portugal em Toronto felicita a comunidade portuguesa de Kingston pelo esforço concertado que levou à instituição de um curso de Língua e Cultura Portuguesa na Queen’s University, a partir de setembro de 2013.

A concretização da iniciativa, que contou com o apoio e o acompanhamento da Coordenação do Ensino Português no Canadá e do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade, deve-se em grande parte ao esforço e ao empenho da comunidade portuguesa residente naquela cidade, que logrou angariar fundos suficientes para financiar a abertura e a manutenção do curso de língua portuguesa.

Informações sobre o curso, ministrado pelo Prof. António Macedo, podem ser obtidas através do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, situado no Kingston Hall, Room 416, 103 Stuart Street, Kingston, Ontário, com o telefone 613-533-2072, email llcu@queensu.ca, e website http://www.queensu.ca/llcu/undergraduate/portuguese.html

Em 2012, em Kingston, uma cidade com cerca de 15.000 habitantes de origem portuguesa, numa iniciativa do Padre Manuel Tavares, com apoio da Coordenação do Ensino surgiu uma escola para o ensino da língua portuguesa. Tendo iniciado a sua atividade nas instalações da igreja, em pouco tempo, as aulas passaram a decorrer no espaço de uma escola da Direção Escolar. Este seria o primeiro passo que levou a unir a comunidade em torno da promoção e divulgação da língua portuguesa a nível universitário.

A próxima festa para angariação de fundos está agendada para dia 16 de novembro e contará com a presença de Sua Excelência o Senhor Embaixador de Portugal no Canadá.



No comments:

Post a Comment