December 23, 2010

A Portuguesa

Encontram-se disponíveis para análise, partituras e partes para orquestra sinfónica, orquestra clássica e banda da nova edição de A Portuguesa, de Alfredo Keil e Henrique Lopes de Mendonça, o Hino Nacional Português.
A referida edição resulta do projecto promovido pelo Teatro Nacional de São Carlos/OPART, E.P.E e a Direcção-Geral das Artes que visou fixar a norma do Hino enquanto símbolo nacional, tarefa que ficou a cargo da Assembleia da República e da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Ao mesmo tempo a iniciativa pretendeu disponibilizar uma edição que possa substituir todas as variantes policopiadas do Hino que têm circulado, até agora, por escolas, orquestras e bandas, sem qualquer regra.
O maestro e pianista João Paulo Santos procedeu ao levantamento exaustivo das versões existentes do Hino Nacional e, assim, foram produzidos as partituras e partes acima referidas, sob a coordenação científica de Paulo Ferreira de Castro.
Todas as publicações estão disponíveis para download na internet no Portal das Comemorações. http://www.centenariorepublica.pt/

No comments:

Post a Comment