April 8, 2013

Portugal Experience em Toronto

No quadro das suas atividades de promoção, valorização e sustentabilidade da actividade turística, o Turismo de Portugal irá levar a efeito nos próximos dias 16 e 18 do corrente, respetivamente em Toronto e Montreal, o evento “Portugal Experience”, destinado a divulgar a excelente oferta de infraestruturas turísticas e serviços conexos que existem no nosso País.

O Portugal Experience traz ao Canadá 25 empresas nacionais e as Agências Regionais de Promoção Turística dos Açores e Algarve com a mais variada oferta de alojamentos e serviços turísticos que nos dias indicados manterão contactos essencialmente com operadores de turismo e agentes de viagens.

A iniciativa que em Toronto tem lugar no One King West Hotel, conta com o apoio destes serviços consulares e escritório da AICEP no Canadá.

O mercado canadiano ocupou no ano de 2012 a
sexta posição a nível mundial como mercado com maior gastos de turistas nos países de destino, num total de 35,2 mil milhões de USD. Em termos de mercado emissor de turistas, segundo os últimos dados divulgados pela “World Tourism Organization”, o mercado do Canadá continua a ocupar a sexta posição a nível mundial, num total de 30,1 milhões de saídas.

Analisando o comportamento dos turistas canadianos em Portugal podemos referir que nos 3 principais indicadores – receitas, hóspedes e dormidas – a sua evolução tem sido sempre positiva desde 2006, à exceção de 2009 por questões da incerteza económica de então, o que traduz o potencial que este mercado representa para a indústria do Turismo. Factores como a melhor relação preço/qualidade da Europa Ocidental e o aumento das escolhas em termos de oferta de pacotes turísticos têm beneficiado este comportamento positivo.

O mercado canadiano ocupa, atualmente, a décima terceira posição enquanto gerador de receita nessa área. Segundo dados do Banco de Portugal, os turistas canadianos gastaram em solo português durante o ano de 2012 cerca de 135 milhões de Euros. Em número de hóspedes, verificou-se um aumento de 9,8% em relação ao mesmo período, com 101,6 mil cidadãos canadianos registados em unidades hoteleiras, ocupando, assim, a décima quinta posição. Quanto a dormidas, o crescimento foi de 13,2% no mesmo período, com um valor de 286 mil dormidas e a décima nona posição nesse âmbito.

O Algarve ocupa o primeiro lugar das regiões de destino, com cerca de 35% do número de dormidas. Em 2012 verificou-se uma subida em 14% da região de Lisboa, mais servida de ligações aéreas directas do Canadá, ascendendo à segunda posição, com 34% do número total de dormidas. A região Norte do país ascendeu ao terceiro lugar, com um total de 32 mil dormidas e uma quota de 11%.

No comments:

Post a Comment