April 8, 2013

Wines of Portugal em Toronto

À semelhança do que tem vindo a suceder desde há alguns anos, a Viniportugal leva a efeito em Toronto, no próximo dia 29 de abril, reservado a profissionais, na Galeria de Arte do Ontário (AGO), mais uma prova de vinhos nacionais.

O Canadá importa aproximadamente dois-terços dos vinhos consumidos, sendo o Québec, Ontário e a British Columbia os maiores consumidores, representando no seu conjunto mais de 75% do consumo de vinho. Os vinhos portugueses conquistaram uma quota de mercado de 3,43%, posicionando-se Portugal no 8º lugar tanto em volume como em valor.

Em 2012, as nossas exportações de vinhos (todos os tipos) para o Canadá cresceram 7.6% em volume, sendo este mercado o 10º destino; em valor, o crescimento foi de 8.3%, colocando o Canadá como 8º cliente. Em termos de preço médio, é de assinalar que o Canadá ocupa o 1º lugar do ranking, com um valor de €4.39/Litro (2012).
Considerando apenas os “vinhos de mesa”, registou-se um aumento de 10.3% em volume e de 13.9% em valor. O preço médio subiu para €3.22/Litro, mantendo-se assim o Canadá como o 2º melhor mercado.

Pela positiva ainda, destaque-se um estudo recente da Vinexpo/International Wine and Spirit Research, que revela um aumento assinalável do consumo de vinhos no mercado canadiano. Actualmente o consumo per-capita situa-se nos 15 litros e as projecções apontam para que o Canadá se mantenha como um dos mercados de maior crescimento nos próximos anos.
 
É objetivo da Viniportugal crescer 27% em valor num período de 3 anos.

No comments:

Post a Comment