December 5, 2013

Deslocação a Toronto do escritor Valter Hugo Mãe


No âmbito da sua visita a Montreal, o escritor Valter Hugo Mãe também se deslocará a Toronto, a convite da Coordenação do Ensino Português no Canadá, no dia 10 de dezembro, às 18:30, na Casa do Alentejo, com a presença da Casa dos Poveiros e da Casa Cultural de Vila do Conde. A apresentação estará cargo de Inês Cardoso, docente na Universidade de York.


Valter Hugo Mãe nasceu numa cidade angolana outrora chamada Henrique de Carvalho, actual Saurimo.
Passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e fez uma pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.
Em 1999, fundou com Jorge Reis-Sá a Quasi Edições na qual publicou obras de Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar, Adolfo Luxúria Canibal e muitos outros.
Em 2001, ainda na Quasi, co-dirige a revista Apeadeiro e em 2006 funda a editora Objecto Cardíaco.
Em 2007 atingiu o reconhecimento público com a atribuição do Prémio Literário José Saramago, durante a entrega do qual o próprio José Saramago considerou o romance o remorso de baltazar serapião um verdadeiro "tsunami literário".
Para além da escrita, tem-se dedicado ao desenho, com uma primeira exposição individual inaugurada em Maio de 2007, no Porto, e à música, tendo-se estreado como voz do grupo O Governo, em Janeiro de 2008, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

No comments:

Post a Comment