March 29, 2011

Filipa Pimentel

A ceramista luso-canadiana Filipa Pimentel participa no One of a Kind Spring Show 2011, a realizar de 30 de Março a 3 de Abril, no Direct Energy Centre, Exhibition Place.
Os trabalhos da Filipa, inéditos e com um equilíbrio entre métodos tradicionais e a cerâmica artística da autora, mereceram recentes referências nos programas televisivos "Marilyn Denis Show" e "CityLine", bem como nos jornais “Globe and Mail" e "Mississauga News".
Para mais informações sobre a Filipa Pimentel por favor clique aqui.

Alice Vieira

No quadro da deslocação da escritora/jornalista Alice Vieira a Toronto, cujo programa passaremos a divulgar proximamente neste blog, encontra-se prevista uma deslocação, no próximo dia 2 de Abril, das 15 às 16,45 horas, à Biblioteca Gladstone (1101 Bloor Street West, Toronto), para participação no Program Room.
Esta iniciativa, impulsionada pela Vereadora Ana Bailão, em colaboração com a Coordenação de Ensino Português no Canadá e o Consulado-Geral de Portugal, contará ainda com a presença de elementos do Grémio Literário e do Grupo de Leitura da Casa do Alentejo.

Alteração do custo de passaportes

Por força da Portaria nº 418/2011, de 16 de Março, informa-se que, a partir do dia 1 de Abril de 2011, o custo da emissão de passaportes passará a cifrar-se no equivalente em dólares canadianos ao valor de € 75.
Para informação sobre o custo dos actos consulares praticados com maior frequência, favor consulte a Tabela de Emolumentos Consulares.

Schengen Information System

The Schengen Information System (SIS) concerns you directly, whether you are a national of a Schengen Member State or not.
If your visa was refused and/or you have reason to believe that your name appears in the SIS, do not hesitate to exercise your rights.
In Portugal, the right of access, correction or deletion, regulated by Act 2/94, of 19 February, is exercised by means of the CNPD.
Therefore, you may address your request to the CNPD, by using the following forms:
Attention: Please enclose a Consulate certified copies of your passport and of your residence permit (if applicable). The forms provided are a non-official translation. Please use the Portuguese version of the application forms. All documents presented to the CNPD must be in Portuguese or officially translated into Portuguese by the Consulate General.
Know your rights.
The Schengen Convention itself recognises the rights of individuals. These include:
The right to access information (alert) concerning you which is contained in the SIS; The right to correct data where there is a de jure or de facto mistake; The right to apply to the courts or competent authorities to demand that data be corrected, deleted or that damages be awarded; The right to ask for data to be checked and to question the use made of such data.
You may check your alert in the SIS in any Schengen Member State. The checks will be carried out in accordance with national legislation that applies in that Member State. For further information, you may consult the Guide to exercise your rights.

Mudanças no Ensino Português no Canadá - Reunião em London

O Instituto Camões, I.P., através da nova Coordenação do Ensino Português no Canadá, está a promover em todo o país sessões de formação de professores numa perspetiva de ensino de português como língua segunda ou de herança e língua estrangeira, indo ao encontro da nova realidade do público de aprendentes da nossa língua.
Assim, no próximo dia 2 de Abril, uma dessas sessões ocorrerá em London, na Holy Cross School, e contará com a presença de cerca de 25 professores de diferentes escolas que, com bastante esforço e dedicação, muito têm feito pela preservação da língua portuguesa nesta área do Ontário: London, Windsor, Harrow, Walleceburg, Chatham, Simcoe, Leamington, West Lorne, Cambridge e Kitchner.
Ana Paula Ribeiro, a nova Coordenadora do Ensino Português no Canadá, dá assim continuidade a um projeto que se enquadra na preservação, promoção e divulgação da língua portuguesa em terras do Canadá.

March 24, 2011

Leitura de Contos Infantis e Juvenis

A conceituada escritora/jornalista Alice Vieira desloca-se a Toronto de 1 a 4 de abril de 2011, a fim de participar em sessões de incentivo à leitura de contos infantis e juvenis, numa iniciativa da Coordenação do Ensino Português no Canadá.
Durante a sua estadia, Alice Vieira tem previstos encontros com alunos de Português do First Portuguese e da escola St. Helen, uma visita à Universidade de Toronto e contactos com o Grémio Literário e o Núcleo de Leitura da Casa do Alentejo.
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958, iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e, a partir de 1969, dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979, tem vindo a publicar regularmente livros, tendo atualmente editados cerca de três dezenas de títulos. Recebeu, em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com “Rosa, Minha Irmã Rosa”, em 1983, com “Este Rei que Eu Escolhi” o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e, em 1994, o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

Homenagem a Jack Prazeres

Agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito em 2010, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com imposição de insígnias por S. Exª o Senhor Embaixador de Portugal em Ottawa em cerimónia realizada no Consulado-Geral em 19 de Janeiro de 2011, o empresário filantropo Jack Prazeres vai ser o primeiro luso-canadiano homenageado pelo Community Living Mississauga, em jantar a realizar no dia 24 de Março de 2011. A presente distinção tem base na liderança activa de Jack Prazeres enquanto presidente da Luso Canadian Charitable Society e grande envolvimento associativo na sua qualidade de dirigente do Centro Cultural Português de Mississauga.
Community Living Mississauga, fundada em 1955, é uma organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com deficiências intelectuais e os seus familiares.

Rostos da Nossa Comunidade

Realiza-se no próximo dia 11 de Abril de 2011, pelas 18 horas, na Galeria Almada Negreiros do Consulado-Geral, a abertura oficial da exposição Rostos da Nossa Comunidade e sessão de lançamento do livro Jerónimo e o Papagaio de Papel, ambos da autoria de Idalina Silva.
O livro Jerónimo e o Papagaio de Papel é o primeiro volume de uma colectânea de contos a ser publicado e baseia-se em várias experiências vividas pela autora em Timor-Leste.
A exposição Rostos da Nossa Comunidade, patente ao público na Galeria Almada Negreiros de 4 a 29 de Abril de 2011, é uma colecção de fotografias captadas pela autora durante a sua participação como jornalista na comunidade de 1994 a 1997. Idalina da Silva, nascida em Lisboa e radicada no Canada desde 1967, é autora de vários trabalhos literários, incluindo poesia e contos publicados em jornais, revistas e publicações electrónicas, que lhe mereceram, em 1997, o Prémio do Jornalismo Comunidades Portuguesas.

Concurso Português das Escolas Secundárias do Ontário

Com o intuito de promover, motivar e expandir o estudo da língua e cultura portuguesas na Província do Ontário, realiza-se na Universidade de York, no dia 14 de Maio de 2011, a segunda edição do Concurso Português das Escolas Secundárias do Ontário, cujo regulamento se encontra aqui disponível. Para divulgação do concurso, o Consulado-Geral de Portugal em Toronto, em colaboração com a comissão organizadora, liderada por Jennie Lopes e Jimmy Steele, convida todos os órgãos de comunicação luso-canadianos do Ontário, para uma conferência de imprensa no dia 14 de Abril de 2011, pelas 18 horas, na Galeria Almada Negreiros (438 University Avenue, suite 1400, Toronto).

Luso Canadian Charitable Society- Angariação de fundos (Torneio de Golfe, dia 17 de Junho).

À semelhança do que aconteceu o ano transacto, a Luso Canadian Charitbale Society vai levar a efeito no dia 17 de Junho o torneio de golfe anual para angariação de fundos. O referido torneio realizar-se-á no Lionhead Golf and Country Club, sito no 8525 Mississauga Road, Brampton. Participe e apoie aqueles que mais precisam. Para mais informações clique aqui .

March 21, 2011

Resultados da Presença Consular em Hamilton e Cambridge

Decorreu com participação atenta da comunidade local, a presença consular realizada este fim-de-semana nas cidades de Hamilton e Cambridge. Os funcionários do Consulado Geral em Toronto destacados para o efeito, Fernando Gonçalves e Fátima Valadão, atenderam cerca de meia centena de compatriotas; prestaram inúmeras informações e tramitaram processos de casamento, registos de nascimento, inscrições consulares, procurações e recenseamento eleitoral. Foram distribuídos folhetos informativos de variada natureza e de interesse para a comunidade, tendo-se assim reforçado os elos de ligação entre a comunidade portuguesa das referidas cidades, as associações que apoiaram a iniciativa onde decorreu a presença consular (cujo apoio essencial aqui se reitera e agradece) e os serviços consulares em Toronto. Consulte aqui breve reportagem fotográfica. O BMO Bank of Montreal, esteve também presente para oferecer os seus serviços à comunidade portuguesa. A próxima presença consular terá lugar em Thunder Bay, a 15 e 16 de Abril próximo na sede da Associação portuguesa local (5480 Mapleward Rd, Thunder Bay, Ontário - P7B 5E2).

March 10, 2011

Poesia na Primavera

No âmbito do Dia Mundial da Poesia, o jornal Família Portuguesa promove o concurso Poesia na Primavera, devendo os interessados submeter duas quadras, em língua portuguesa, para o fax 416 533 8501 ou e-mail familiaportuguesa@ica.net. Os poemas seleccionados serão divulgados em sessão a realizar no dia 20 de Março, pelas 13 horas, no Ambiance Banquet Hall (501 Alliance Ave., Toronto).

March 4, 2011

DISQUIET

O Instituto Camões acaba de anunciar a atribuição de uma bolsa no valor de CAD 3.510,00, que viabilizará a participação de um(a) luso-canadiano(a) no estágio literário DISQUIET, a decorrer em Lisboa, entre 19 de Junho e 1 de Julho, no qual aproximadamente sessenta escritores terão ocasião de se encontrar com diversas personalidades da cultura lusófona.
António Lobo Antunes, Richard Zenith, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Valter Hugo mãe, João Tordo, Fernando Pinto do Amaral, Patrícia Reis, Luísa Costa Gomes, Fernando Pinto do Amaral são alguns dos participantes no estágio, que inclui leituras, conferências, conversas informais, passeios literários, etc.
No âmbito do programa terá igualmente lugar uma homenagem a Alberto de Lacerda (1928-2007), poeta que viveu em Moçambique, Londres e nos Estados Unidos da América.
O estágio literário DISQUIET é organizado pelo Dzanc Books International Literary Program em parceria com o Centro Nacional de Cultura e colaboração da Universidade Nova de Lisboa e da Fundação Luso-Americana.
Em breve, este blog consular disponibilizará informações detalhadas sobre o processo de candidatura e selecção do(a) participante luso-canadiano(a).

March 3, 2011

PRÉMIO LITERÁRIO

A Coordenação do Ensino Português no Canadá em conjunto com o Leitor e a Docente das Universidades de Toronto e York, e em colaboração com os Departamentos de Português das respectivas universidades, promovem um Prémio Literário com o objectivo de incentivar a criação em língua portuguesa no seio das comunidades, nomeadamente dos estudantes de Língua e Cultura Portuguesa a frequentar cursos de Português naquelas universidades. No presente ano, 2011, o Prémio Literário será atribuído durante o Dia da Língua Portuguesa, a 5 de Maio, e entregue no Consulado Geral de Portugal em Toronto.
O tema para o concurso é livre. Clique aqui, para consulta do Regulamento.

March 2, 2011

LIGHT UP THE NIGHT:

MÚSICOS DE TORONTO JUNTAM-SE PARA CELEBRAR A VIDA DE CRISTINA TABORDA.
QUARTA-FEIRA 16 DE MARÇO, LULA LOUNGE, 1585 Dundas St. W., Toronto.
As portas abrem às 19:00, entrada livre. 
A morte repentina de Cristina Taborda no dia 7 de Dezembro de 2010, com apenas 24 anos, foi sentida com grande pesar e choque em toda a cena musical independente de Toronto. Cristina cantava e tocava viola com o grupo Parks & Rec e era a voz de Anima Fado, liderava a sua própria banda Radio Belle, fazia parte do Clay & Paper Theatre, e actuava muitas vezes a solo.
Na altura do seu falecimento estava a estudar artes de imagens na Universidade Ryerson.
Cristina nasceu em Vancouver mas cresceu em Portugal. Quando regressou ao Canadá, há 6 anos, tornou-se logo uma participante activa na cena musical de Toronto. Participam neste evento em sua memoria elementos dos grupos musicais: Anima Fado, Radio Belle, Parks & Rec, The Wilderness, Hands & Teeth, Human Bodies, The Cautioneers e Up North Kids.

March 1, 2011

Portugal mantém-se no segundo lugar do ranking internacional de políticas de integração de migrantes, liderado pela Suécia.

A terceira edição do Índice de Políticas de Integração de Migrantes (MIPEX) acaba de atribuir o primeiro lugar a Portugal nos 'rankings' do acesso à nacionalidade (com a Lei da Nacionalidade portuguesa a ser assim considerada como a melhor do mundo desenvolvido) e das políticas de reagrupamento familiar (na sequência da Lei de Estrangeiros, de 2007).
Na preparação do relatório, que analisa 31 países da Europa e da América do Norte, tendo em conta 148 indicadores, colaboram o British Council, o Migration Policy Group, bem como peritos e instituições independentes.
Portugal ficou ainda em segundo lugar na integração dos imigrantes no mercado de trabalho (a Suécia lidera este ponto), quarto no acesso dos imigrantes à educação (Suécia) e no acesso a autorizações de residência permanentes (Bélgica), quinto nas políticas anti-discriminação (Canadá e Estados Unidos da América) e sétimo na participação política dos imigrantes (Noruega).
The recently released third edition of the Migrant Integration Policy Index (MIPEX) ranks Portugal first in the promotion of common citizenship (making Portugal’s citizenship law the best in the developed world) and family reunification policies (following the Foreigners Law of 2007). The report, measuring integration policies in all European Union Member States plus Norway, Switzerland, Canada and the USA, uses 148 policy indicators and is produced by the British Council, the Migration Policy Group, as well as experts and independent institutions. Portugal also finished second in the integration of immigrants into the market place (Sweden was first), fourth in access to education (Sweden) and permanent residence authorizations (Belgium), fifth in anti-discrimination laws (Canada and the USA) and seventh in political participation by immigrants (Norway).