August 11, 2010

Convocação para o Dia da Defesa Nacional

O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, a quem incumbe a defesa militar da República. A sua comparência é um dever militar obrigatório para todos os cidadãos portugueses que cumpram 18 anos de idade, que ocorre nos Centros de Divulgação de Defesa Nacional, sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas, de acordo com os editais de convocação.
Os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, nascidos em 1992 que residam legalmente no Ontário, com carácter permanente e contínuo, há mais de 6 meses, no que respeita ao cumprimento do dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional, devem escolher, até 31 de Dezembro de 2010, uma das seguintes opções:
1. Solicitar a marcação de dia de convocação para cumprimento do dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional (podendo fazê-lo através de fax, carta, ou e-mail, no qual deve constar nome completo, nº. e data de validade do documento português de identificação, filiação, morada, e dia preferencial para convocação). Mais se informa, que o transporte é apenas assegurado em território nacional.
2. Requerer a dispensa de comparência ao Dia da Defesa Nacional, através de requerimento, disponível na internet em http://www.mdn.gov.pt, acompanhado de documento emitido pelo Consulado-Geral de Portugal em Toronto, comprovativo da data a partir da qual passou a residir no Ontário, a enviar para Avenida Ilha da Madeira, nº. 1, 4º., 1400-204 Lisboa, PORTUGAL.

2 comments:

  1. Day of National Defence: I spoke to some one at the consulate yesterday in Toronto and they had told me to submit the waiver to the following address Av. Ilha da Madeira no.1.4., 1400-204 Lisboa and wait for a response but I just noticed that you need a document from the Toronto Consulate(Certificate of Residence)to accompany the waiver. Not sure what to do first? What information or documents are required for the Certificate of Residence because my daugher has lived more the 6 months in Ontario (born in Canada)and can this be done over the internet or do we need to come to Toronto? We have filled out the following document Requerimento de Dispensa.

    Emanuel Brasil

    ReplyDelete
  2. A interessada deverá apresentar-se neste Posto Consular com os seus documentos de identificação canadianos ou portugueses (mesmo que caducados) a fim de ser emitido o certificado de residencia necessário.

    ReplyDelete