December 22, 2014

III Plano Nacional Prevenção e Combate ao Tráfico Seres Humanos


Em dezembro de 2013 foi aprovado o III Plano Nacional Prevenção e Combate ao Tráfico Seres Humanos 2014-2017 (III PNPCTSH), dando cumprimento aos compromissos internacionais assumidos por Portugal.

O III PNPCTSH integra uma série de medidas cuja execução é da responsabilidade de diversas entidades públicas, entre as quais o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e organizações não-governamentais.

Prevê, designadamente, a promoção de campanhas de sensibilização e de prevenção contra o fenómeno tráfico seres humanos, bem como a produção e difusão de material informativo destinado a prevenir as diversas formas de tráfico (medidas 1 e 5 do III PNPCTSH).

Neste contexto, foi desenvolvida a Campanha Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos, de duração anual. A Campanha deste ano foi lançada oficialmente em 17 de outubro último, em cerimónia pública, por ocasião da celebração do Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos (18 outubro).

Em breve, estarão disponíveis no Consulado-Geral manuais sobre o tráfico de seres humanos, bem como folhetos, cartazes e brochuras relativos à campanha em apreço.

Informação adicional encontra-se também disponível no site da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

No comments:

Post a Comment