March 23, 2015

Visita do Cônsul-Geral a Winnipeg


Cônsul Geral no Monumento aos Combatentes em Winnipeg

O Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Dr. Luís Barros, visitou Winnipeg nos passados dias 27 e 28 de fevereiro, para encontros com as autoridades provinciais do Manitoba e contactos com a Comunidade portuguesa.

No primeiro dia o Cônsul-Geral visitou as instalações do Consulado Honorário de Portugal naquela cidade, visitou o monumento aos Combatentes por Portugal – a quem prestou homenagem - acompanhado pelo Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Pedro Correia, encontrou-se com Dwight MacAuley, Chefe do Protocolo do governo de Manitoba, acompanhado por Paulo Jorge Cabral, Cônsul Honorário de Portugal em Winnipeg, foi recebido na Casa do Minho pelo seu Presidente, Rogério Rocha Ribeiro, na qual contactou com empresários portugueses e o deputado provincial e ex-ministro da Justiça da Província Andew Swan, e jantou na Casa dos Açores, a convite do seu Presidente, João Paulo Melo, com o Vice-Mayor de Winnipeg, Mike Pagtakhan,e o Cônsul Honorário.


No segundo dia, foi recebido pelo Padre André Lico na Igreja da Paróquia da Imaculada Conceição, visitou a escola portuguesa, na qual contactou com o seu diretor, Mário Benevides, professores e alunos, e seguidamente a Associação Portuguesa do Manitoba, na qual foi recebido por Agostinho Bairos, seu Vice-presidente, que o acompanhou depois a uma visita ao Lar de Santa Isabel.

Na Casa dos Açores, com o seu Presidente, João Paulo Melo, com o Vice-Mayor de Winnipeg,
Mike Pagtakhan, o Cônsul Honorário, Paulo Cabral, e Leonel Salvador
Com o Padre André Lico na Igreja da Paróquia da Imaculada Conceição
 Com o diretor da escola portuguesa, Mário Benevides
 Na escola portuguesa, com o grupo dos mais jovens alunos
 Na Associação Portuguesa do Manitoba
No Lar de Santa Isabel

March 16, 2015

Portugal Economy Probe Newsletter

Leia aqui a edição de março de 2015 da newsletter do
Portugal Economy Probe.

Para mais informações aceda ao site http://www.peprobe.com/

O Portugal Economy Probe é um portal agregador de informação económica e financeira sobre Portugal.

Com base em documentos provenientes de mais de 200 instituições oficiais e privadas de grande relevo mundial, o site, actualizado diariamente, disponibiliza informação abrangente, factual e fidedigna sobre a economia portuguesa, seu sistema financeiro e tecido empresarial.



Click here for the March 2015 newsletter of the
Portugal Economy Probe.

For additional information, please visit http://www.peprobe.com/

Portugal Economy Probe is a website containing economic and financial information about Portugal.

Using more than 200 world renowned official and private institution sources, the daily updated site provides comprehensive, transparent and precise information on the Portuguese economy.


March 12, 2015

VOTAR ANTECIPADAMENTE



Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO

Na Eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

Além de outras situações descritas no Portal do Eleitor, podem, ainda, votar antecipadamente os seguintes eleitores recenseados na Região e deslocados no estrangeiro - Folheto informativo

  • Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico militar ou equiparadas;
  • Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;
  • Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;
  • Estudantes de escolas superiores, ao abrigo de programas de intercâmbio;
  • Os cidadãos eleitores cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que vivam com os eleitores acima mencionados.

March 11, 2015

Promoção do turismo em Portugal

Em notícia ontem publicada na Lusa, que a seguir se transcreve, o Senhor Cônsul-Geral apela aos portugueses para que promovam o turismo em Portugal

Lusa, 10 de março de 2015, às 11:44





O Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros, apelou hoje para que os portugueses e os luso-descendentes incentivem o turismo em Portugal, uma das potencialidades do país.

"Tendo em conta a dimensão da comunidade em Toronto, há que aproveitar este potencial que é a promoção do turismo em Portugal. Cada português pode fazer muito pelo turismo da nossa terra, pois os melhores defensores do turismo, os maiores promotores da nossa terra, são todos os portugueses", afirmou Luís Barros, em declarações à agência Lusa.
O cônsul justificou que tem incentivado a comunidade no sentido na promoção de Portugal como destino turístico, pois é um país com características que tornam o "turismo muito apetecível" para segmentos grandes da população, nomeadamente junto dos canadianos não portugueses.
"Há o turismo de saudade; há um turismo de raízes para os descendentes de portugueses que querem conhecer a terra de onde vieram os seus antepassados, e há um turismo em todas a suas vertentes para o mercado mais alargado da sociedade canadiana, para o qual os portugueses podem contribuir", disse.
Sobre o aumento recente da comunidade, o cônsul, que iniciou funções em agosto do ano passado, instou os portugueses e lusodescendentes no Canadá a efetuarem a sua inscrição consular: "Não é obrigatória, mas é útil aos cidadãos e é gratuita", disse.
Qualquer português que viva no estrangeiro não é obrigado a registar-se, a não ser quando solicitar um ato consular. "A inscrição consular por si é fácil e gratuita", explicou.
Luís Barros, antes da nomeação como cônsul geral em Toronto, foi presidente das Autoridades Nacionais para a Proibição de Armas Químicas e para o Tratado para a Proibição Total de Ensaios Nucleares e ponto focal para a Aliança das Civilizações. Passou anteriormente por vários países como França, Rússia, Holanda e Cabo Verde.
Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (census 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que 60 a 70% sejam de origem açoriana.

SEYM // VM
Lusa/Fim

March 5, 2015

CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS NO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS TÊM INÍCIO A 9 DE MARÇO


Inicia-se no próximo dia 9 de março o período de candidaturas ao Programa de Estágios Profissionais na Administração Central (PEPAC) específico para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, inserido no âmbito da iniciativa Garantia Jovem.

Serão abertas 130 vagas, distribuídas por três áreas:

  1. diplomacia económica; 
  2. política comercial; 
  3. diplomacia política e apoio consular, sendo que cada candidato pode concorrer a uma única área de estágio.


Os estágios têm a duração de 12 meses, com início a 1 de setembro de 2015, e realizam-se nos serviços periféricos externos do MNE, isto é, nas Embaixadas, Consulados e Missões e Representações Permanentes.

Para além da valorização profissional dos jovens, pretende-se ainda, com este programa, potenciar o desenvolvimento de atividades profissionais inovadoras, de novas formações e novas competências profissionais em contexto internacional.

As candidaturas decorrem até dia 20 de março e destinam-se a jovens licenciados à procura do primeiro emprego, desempregados à procura de novo emprego ou jovens à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação, com idade até 30 anos ou até 35 anos no caso de ser portador de deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.

As candidaturas à frequência destes estágios serão apresentadas exclusivamente através de preenchimento de formulário de candidatura online, em breve disponível no sítio da internet do PEPAC-MNE.

Os estágios são remunerados de acordo com as condições constantes da Portaria 259/2014, de 15 de dezembro, também disponível no sítio do PEPAC-MNE.


March 3, 2015

Sephardic Jewish community may now apply for Portuguese citizenship

Effective, March 1st, 2015, members of the Sephardic Jewish communities of Portuguese origin are entitled to apply for Portuguese citizenship according to the latest change to the Law of Nationality (Decree-Law 37/81, October 3rd), under Decree-Law 30-A/2015, published in the Official Journal, on February 27th, 2015.

According to the new regulation, Portugal’s Government may grant Portuguese nationality by naturalization to descendants of Sephardic Portuguese Jews who can provide proof of their connection to Portugal, namely, but not limited to, surnames, family speaking language and direct or indirect descent.

Sephardic Jews can apply for the citizenship directly from where they currently reside and are exempt from the Portuguese language knowledge requirement.

For additional information, kindly contact the Consulate General of Portugal.

Legislation



Concessão de Nacionalidade a Descendentes de Judeus Sefarditas
Alteração ao Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, aprovado pelo Decreto-Lei nº 237-A/2006, de 14 de dezembro, permitindo a concessão da nacionalidade portuguesa, por naturalização, a descendentes de judeus sefarditas.


Legislação