January 28, 2016

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

COMUNICADO DO GOVERNO PORTUGUÊS




“Assinala-se hoje, quando se celebram os 71 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Nesta data, o Governo Português junta-se a todas as vozes que prestam homenagem às vítimas do extermínio nazi e reitera o imperativo de manter viva a memória do Holocausto.

Enquanto signatário e membro observador da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Portugal assume o compromisso de não deixar esquecer este episódio sombrio da História e reafirma a importância de promover a educação sobre este episódio tenebroso, confiante de que, ao fazê-lo, está a contribuir ativamente para impedir que se repita.

Ao comemorar esta efeméride Portugal evoca, também, a memória daqueles que impediram o extermínio de milhares de pessoas perseguidas pelo nazismo. Entre eles, Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto Teixeira Branquinho, diplomatas portugueses que tomaram em mãos a tarefa de salvar o maior número possível de pessoas de uma morte certa.

Ao assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Governo Português reitera a prioridade que deverá ser dada à educação e à luta contra o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo que levaram ao genocídio de milhões de seres humanos. Evocar o Holocausto e promover a educação das gerações vindouras sobre este terrível episódio é, assim, um dever fundamental ao qual o Governo português se associa plenamente. Lisboa, 27 de janeiro de 2016”






No comments:

Post a Comment