Os serviços consulares em Toronto saúdam vivamente a criação de mais um meio informativo dedicado ao nosso País e comunidade luso-canadiana no Canadá, da responsabilidade da Embaixada de Portugal em Otava que aqui se divulga: http://embportugalotava.blogspot.com/
438 University Avenue, M5G 2K8 Toronto, toronto@mne.pt, tel. + 1 416 217 0966/0971, fax + 1 416 217 0973. Aberto ao público todos os dias úteis das 8 às 15 horas
Sites Portugueses de interesse
- Trabalhar no estrangeiro
- Trabalhar no Canadá
- Dia da Defesa Nacional: editais
- Feriados 2015
- Golden Residence Permit Programme (ARI)
- Guia de Emigração, Comércio e Investimento - Canadá
- Living in Portugal
- Neteconomics
- Portugal Economy Probe
- Preçário
- Presenças consulares 2015
- Recenseamento Eleitoral
- Tax regime for non-habitual residents
January 31, 2010
Comemorações do Centenário da Implantação da República
January 29, 2010
Divulgação dos cadernos de recenseamento eleitoral
Informa-se que durante o mês de Março, entre as 8,30 e as 15 horas, estarão expostos ao público neste Consulado-Geral, os cadernos de RECENSEAMENTO ELEITORAL de Toronto, para efeitos de consulta e reclamação dos interessados nos termos do artº.60º e seguintes da Lei n.13/99, de 22 de Março (na redacção que lhe foi dada pela Lei 47/2008 de 27 de Agosto).
Os erros ou omissões detectados devem ser imediatamente indicados a esta Comissão Recenseadora, devidamente fundamentados, a fim de serem corrigidos na Base de Dados do Recenseamento Eleitoral (BDRE).
Com vista a facilitar a consulta dos cadernos de recenseamento, prevista no nº1 do artigo 56º da Lei já citada, recorda-se que todos os cidadãos eleitores podem também verificar a respectiva situação no recenseamento eleitoral mediante consulta à página www.recenseamento.mai.gov.pt/, obtendo também informações adicionais no site www.portaldoeleitor.pt.
E NÃO SE ESQUEÇA: VERIFICAR A RESPECTIVA INSCRIÇÃO NO RECENSEAMENTO ELEITORAL É UM DEVER DE TODO O CIDADÃO.
Edição 2010 do programa "Portugal no Coração"
Informam-se todos os interessados que, numa iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e à semelhança de anos anteriores, decorrerá este ano uma nova edição do programa “Portugal no Coração”.
Conforme consta do respectivo regulamento, aquele programa proporciona uma estadia de curta duração em Portugal a 40 cidadãos portugueses com mais de 65 anos, residentes fora da Europa e que, por razões de ordem económica, não visitam Portugal há mais de 20 anos.
O programa prevê uma estadia em Portugal, consoante as datas escolhidas, que pode ir entre 7 a 24 de Maio ou entre 15 de Outubro a 1 de Novembro.
Os potenciais candidatos podem entregar as suas candidaturas no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, para as viagens de Maio até ao dia 19 de Março e para as de Outubro, até 30 de Junho.
O respectivo regulamento e fichas de inscrição aqui disponíveis, podem também ser obtidos junto destes serviços, através do portal da Secretaria de Estado das Comunidades (http://www.secomunidades.pt/web/guest/PostosConsulares) ou consultando o blog da Embaixada de Portugal em Otava (http://embportugalotava.blogspot.com/).
Para qualquer esclarecimento adicional estes serviços consulares prestam diariamente informações telefónicas entre as 8,30 e as 15 horas, através das extensões internas nºs 232, 233 ou 234.
Atribuição de bolsas de estudo e prémios de excelência 2010 pela FPCBP
À semelhança de anos anteriores e no quadro das actividades da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP), terá lugar no dia 6 de Fevereiro, pelas 19h00, o jantar de gala anual onde serão entregues 28 bolsas de estudo a discentes luso-canadianos, assim como Prémios de Excelência a 4 Luso-Canadianos que se destacaram nos últimos anos pelo seu empenho profissional e cívico.
January 22, 2010
Projecto 2009/2010 do Grupo de Mulheres Portuguesas 55+
O Grupo de Mulheres Portuguesas 55+ está a realizar um novo projecto em colaboração com a Casa de São Cristóvão, financiado pelo Toronto Central LHIN, Local Health Integration Network e Seniors Community Outreach to Vulnerable Seniors Funding Iniciative 2009. Para obter mais informações sobre este projecto, clique aqui e contacte aquele grupo pelo telefone (647) 746-5007.
II Ciclo de Cinema Portugal-Brasil
O Consulado-Geral de Portugal em Toronto apresenta os seus cumprimentos a toda a comunidade portuguesa da província do Ontário e tem o prazer de divulgar o programa do II Ciclo de Cinema Portugal/Brasil, a realizar no Nat Taylor Cinema da Universidade de York (4700 Keele Street, Ross Building, Toronto) e no Munk Centre da Universidade de Toronto (1 Devonshire Place, Toronto):
Com entrada livre
Data e horário | Local | Título obra |
28 de Janeiro, 18,30 horas | O Delfim | |
26 de Fevereiro, 18 horas | Munk Centre, sala 208 N (U of T) | Bossa Nova |
16 de Março, 18,30 horas | Capitães de Abril | |
24 de Setembro, 18 horas | Munk Centre, sala 208N (U of T) | Vidas Secas |
28 de Outubro, 18,30 horas | O Julgamento | |
26 de Novembro, 18 horas | Munk Centre, sala 108 N (U of T) | Central do Brasil |
Tal como na edição do passado ano, o Ciclo de Cinema de 2010, para o qual desde já se convida toda a Comunidade Portuguesa do Ontário, está incluído no plano de acções de divulgação da língua e cultura portuguesas do Consulado-Geral de Portugal em Toronto, conta com o apoio do Instituto Camões e de diversas instituições locais, designadamente o Departamento de Espanhol e Português e de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Toronto, o Departamento de Línguas, Literaturas e Linguística da Universidade de York e o Seminário de Estudos Brasileiros/CERLAC, da Universidade de York. O Consulado Geral do Brasil em Toronto associa-se também à presente iniciativa.
O poster oficial do Ciclo, contendo imagens, sinopses, elencos e fichas técnicas dos filmes, está já disponível neste blog (veja aqui). Veja entretanto aqui a sinopse do filme “O Delfim” a exibir no próximo dia 28 de Janeiro.
January 9, 2010
Síntese da actividade consular: relatório 2009
- A actividade consular em 2009, medida pelo número de actos praticados, cresceu 13% face ao ano anterior tendo sido o de maior movimento administrativo desde 2004. A diminuição da receita consular ocorrida constitui tónica que tem vindo a ocorrer nos últimos anos. Tal facto está directamente associado à simplificação administrativa nas áreas de registo civil e notariado que tem vindo a verificar-se nos últimos anos no quadro legislativo e à redução do número de passaportes emitidos (em 2009 menos de metade do verificado em 2004).
- Manteve-se intenso o contacto com o movimento associativo português na área de jurisdição do Posto, bem como uma relação privilegiada e constante com empresários portugueses e luso descendentes de perfil político relevante e deu-se início a um processo de descentralização administrativa mediante a criação de presenças consulares e a distribuição de três quiosques do Consulado Virtual em sedes de associações localizadas em Hamilton, Mississauga e London.
- Na área de apoio social, houve um diálogo permanente com instituições canadianas que prestam apoio à comunidade portuguesa designadamente a St. Christopher House (acordado plano de visitas mensais), Abrigo e Working Women, deu-se apoio a pedidos de subsídios solicitados por associações portuguesas, manteve-se um contacto estreito com as autoridades de emigração canadianas e portuguesas em matéria de processos de deportações e visitaram-se detidos portugueses em estabelecimentos prisionais da Província de Ontário.
- Em matéria de divulgação informativa de natureza consular, privilegiou-se uma melhoria da informação disponível ao público por via electrónica mediante a criação em Outubro de um blog (http://cgptoronto.blogspot.com); foi elaborado um folheto informativo sobre o Consulado Virtual já disponível pela mesma via e iniciou-se a colaboração mensal com um programa de rádio de língua portuguesa na CHIN Rádio (designado “Pontos de Vista”).
- Cerca de uma vintena de iniciativas marcaram a actividade de divulgação cultural do Consulado Geral, incluindo a organização da recepção do 10 de Junho e que contaram com o apoio do Instituto Camões e empresas locais propriedade de luso canadianos.
- A gestão corrente do Posto com um quadro de pessoal de 20 elementos e um orçamento de funcionamento limitado, não apresentou no entanto problemas de maior, tendo sido possível modernizar a estrutura telefónica dos serviços e substituir duas fotocopiadoras mediante investimentos autorizados oportunamente pelo MNE na base de propostas que haviam sido preparadas pela Sra. Dra. Maria Amélia Paiva.
- Consulte aqui o relatório 2009.
Subscribe to:
Posts (Atom)