January 14, 2013

AAUMa cria Bolsa de Alimentação


A Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa), em articulação com os Serviços de Ação Social, criou uma Bolsa de Alimentação para os estudantes mais carenciados. O apoio consiste na oferta de senhas para um semestre, o equivalente a 200 euros.

A partir de 14 de janeiro, os estudantes madeirenses podem candidatar-se a uma Bolsa de Alimentação. A ideia surgiu na AAUMa, que pediu apoio logístico aos Serviços de Ação Social.

O apoio consiste na oferta de senhas de alimentação para todo o semestre, que representam uma poupança semestral de quase 200 euros para os estudantes.

A Bolsa de Alimentação funcionará através de um sistema de comparticipação da iniciativa pública e privada, sendo que o número de bolsas atribuídas por semestre será limitado pelo número de comparticipações recebidas. «Para já, temos o valor de 3 bolsas», informa João Batista, presidente da AAUMa, sendo que qualquer pessoa pode contribuir (valor mínimo de 40 euros).

As candidaturas dos estudantes podem ser entregues até 22 de janeiro, sendo que os resultados provisórios são divulgados no dia 29.

O objetivo da criação da bolsa é combater a precariedade entre os jovens da instituição madeirense, que tem registado um aumento de estudantes, desde 2000, mas uma «diminuição nos apoios sociais». «Temos notado que muitos estudantes têm tido muitas dificuldades em estar na faculdade e notamos que havia pessoas que não almoçavam ou que comiam muito pouco», explica o presidente.

Esta medida vem juntar-se a outras já implementadas pela AAUMa, como é o caso da refeição simples, implementada em maio de 2012, e o lanche simples (sandes e copo de leite por 0,55 euros), criada em dezembro.

Seguem as coordenadas da AAUMa:

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UMA
University of Madeira Student Union
Instituição de Utilidade Pública
Tel.: 011 351 291 705 060[4]
Fax: 011 351 291 705 059[6]
Campus Universitário da Penteada
9020-105 Funchal - Portugal

No comments:

Post a Comment