January 23, 2013

60 anos de emigração portuguesa para o Canadá

Em 2013 comemora-se o aniversário dos 60 anos da imigração portuguesa para o Canadá. Para celebrar essa ocasião, o Consulado Geral de Portugal em Toronto convidou o Portuguese Canadian History Project | Projeto de História Luso-Canadiana (PCHP) a organizar uma exposição fotográfica, com imagens selecionadas do arquivo histórico da comunidade que esta organização tem vindo a desenvolver. A exposição, que fará parte do Scotiabank CONTACT Photography Festival 2013, estará em exibição durante os dias 9 a 17 de Maio, no edifício da Câmara Municipal de Toronto.

O PCHP é uma organização comunitária sem fins lucrativos fundada em 2008, que tem como diretores os investigadores Gilberto Fernandes, Dra. Susana Miranda, Raphael Costa e Dr. Emanuel da Silva. Os seus objetivos principais são:
1. A preservação da memória coletiva dos imigrantes portugueses e dos seus descendentes no Canadá.
2. A democratização do acesso ao conhecimento histórico, tanto no seu consumo como na sua produção.

Estes jovens historiadores dedicam-se voluntariamente a localizar espólio arquivístico em mãos de indivíduos e organizações privadas na comunidade luso-canadiana e transferi-lo para o cuidado de arquivos públicos, onde possam ser devidamente preservados e consultados por gerações futuras. Várias personalidades destacadas da comunidade, como o historiador David Higgs, líderes comunitários como Domingos Marques e Ilda Januário, e organizações como a Portuguese Interagency Network, a Associação Democrática Portuguesa, Luso Learning Centre, entre outras, já confiaram as suas coleções à equipa do PCHP, que as transferiram para o Clara Thomas Archives & Special Collections, da York University. Estas coleções estão a ser digitalizadas e parte delas já se encontra dísponivel para consulta pública através da internet, no repositório digital da York University:

Para além de auxiliar o processo de doação de espólio documental para os arquivos públicos, o PCHP tem vindo a desenvolver materiais educativos de livre acesso e iniciativas de história pública com os documentos já recolhidos e digitalizados, incluindo uma página na internet com exposições virtuais sobre as experiências dos imigrantes portugueses no Canadá ao longo dos anos:

O trabalho do PCHP tem recebido vários elogios de várias partes da comunidade académica e alguma sociedade civil no Canadá e em Portugal, e já serviu de modelo para outras comunidades étnicas em Toronto, interessadas em preservar o seu espólio documental, levando inclusive à criação do Greek Canadian History Project.
           
Dentro do contexto da exposição dos 60 anos da imigração portuguesa para o Canadá, o PCHP lançou-se numa campanha de sensibilização junto de algumas das organizações mais representativas da comunidade, para a necessidade de estas preservarem o espólio documental através da sua doação para arquivos públicos, de forma a preservar a memória coletiva dos portugueses no Canadá, tendo em vista a criação de um coleção alargada e representativa da comunidade portuguesa. Essa recolha de material de arquivo serve também para alargar o espólio fotográfico à disposição do PCHP, de onde será feita a seleção de imagens a constar na exposição dos 60 anos da imigração portuguesa no Canadá.

O Consulado reconhece os esforços destes jovens voluntários e o trabalho que têm feito em prol da comunidade luso-canadiana do passado, do presente e do futuro, e apoia a campanha de sensibilização arquivística que estão a desenvolver, e para a qual qualquer indivíduo ou organização está convidada a participar.

Caso tenha algum documento útil ou fotográfico que queira colocar à disposição deste projeto, agradece-se que contacte o PCHP :
Portuguese Canadian History Project
Projeto de História Luso-Canadiana (PCHP)
30 Whitley Ave.
            Toronto, ON M3K 1A2

prtcan.history@gmail.com 
http://archives.library.yorku.ca/exhibits/show/pchp
Gilberto de Oliveira Fernandes
Tel: 416 762-4495 / 647 504-4496
Rapahel Costa
Tel: 416 575-7944
 

No comments:

Post a Comment