October 6, 2011

Simpósio sobre os Luso-Descendentes no Canadá e Portugal

O Simpósio Identidade, Participação Cívica, Multiculturalismo e Transnacionalismo entre os luso descendentes no Canadá (Identity, Civic Engagement, Multiculturalism and Transnationalism: Portuguese-Canadian Immigrant Descendants in Canada), vai juntar académicos do Canadá, Portugal Continental e dos Açores, para partilharem e planearem futuros estudos sobre os Luso-Canadianos nos dois continentes. Outro objetivo do simpósio, será a criação de uma associação académica de estudos portugueses no Canadá.

Trata-se de um encontro multidisciplinar, que irá destacar a importância da comunidade luso-canadiana dentro da sociedade multicultural e geral canadiana. Dada a importância desta comunidade, bem como o início de uma maior articulação económica e académica entre o Canadá e Portugal, é a hora certa para iniciativas que examinam o posicionamento e o impacto dos luso descendentes do Canadá, nos dois países.

Este simpósio também terá implicações diretas para o novo e crescente Programa de Estudos Portugueses, oferecido pelo Departamento de Línguas, Literaturas e Linguística na Faculdade de LAPS, uma vez que lida diretamente com a literatura, identidade e cultura dos descendentes de portugueses e outros lusófonos.

Haverá apresentações sobre a identidade, envolvimento cívico e multiculturalismo, e como estes se aplicam aos descendentes de imigrantes luso-canadianos, no Canadá e em Portugal.

Cinco áreas centrais serão examinadas:


1. Como é que os descendentes dos luso-canadianos se relacionam com as noções de serem portugueses, canadianos, açorianos e / ou Québécois?

2. Quais os fatores que contribuem para o processo de negociação de identidade e / ou a força de uma identidade hifenizada?

3. Como é que o multiculturalismo contribui para o sentido de cidadania e participação cívica dos luso-canadianos, tanto dentro da comunidade étnica, assim como no que diz respeito aos vários níveis do governo?

4. Como é que os papéis desempenhados por esses atores, o seu sentimento de pertença, a sua participação cívica e as estratégias de visibilidade nacional ou étnica, contribuem para a construção do "eu" e à comunidade luso-canadiana?

5. Como é que as negociações por meio de contactos transnacionais, a construção e manutenção da uma rede de contactos - tanto com e dentro dos dois países e culturas - contribuem para a definição de "quem são esses atores são, onde estão?”
Outros temas relacionados com a educação, cidadania, identidade e pertença da primeira, segunda e terceira gerações de luso-canadianos no Canadá, também serão considerados.

Serão também objetivos deste simpósio a criação de uma Associação de Estudos Portugueses e Lusófonos no Canadá, o lançamento do website do Projeto de História luso-canadiana, o lançamento do livro Entre Dois Mundos: Emigração e Regresso ao Açores, um livro sobre o transnacionalismo luso-canadiano, assim como a estreia de um filme sobre o Fado no Canadá. Além disso, trabalhos selecionados a partir deste evento serão publicados numa edição especial da Revista Portuguese Studies Review.

O simpósio envolve-se também em termos de diversidade étnica, internacionalização e integração comunitária, valores defendidos pela Universidade de York. Está também assegurada a presença de grupos de jovens nas discussões planeadas sendo necessária a participação comunitária neste diálogo.

A comunidade portuguesa encontra-se no Canadá há mais do que 60 anos e, por isso, a investigação sobre os Luso-Canadianos há muito tempo deixara de ser uma análise sobre um grupo imigrante, ou um fluxo migratório, e passou já a ser integrado dentro da análise sobre a sociedade Canadiana. As ligações que serão formadas no simpósio vão permitir a todos melhor esclarecerem o papel dos luso descendentes no desvendar das políticas públicas canadianas; tais como a política de Multiculturalismo. Nas palavras do Prof. Fernando Nunes proferidas no passado dia 4 de Outubro, "estas ligações vão dar-nos meios para, no futuro, podermos melhor entender como é que a nossa presença neste país está a contribuir para o desenvolvimento desta, e doutras políticas públicas."

A criação de uma associação de estudos portugueses no Canadá permitirá a angariação de fundos para desenvolver futuros estudos e aumentará o perfil de estudos sobre os luso-descendentes entre os meios académicos canadianos. A importância desta iniciativa é refletida pelo apoio que o simpósio recebeu de diversas e respeitadas entidades, como o Departamento de Negócios Estrangeiros do Governo Canadiano, a Faculdade de Artes e Estudos Profissionais da Universidade de York, a revista académica Portuguese Studies Review, e o CERIS - o Centro Metropolis de Ontario. Disse o Professor Nunes, "O apoio dos diversos patrocinadores, mostra a importância que estes dão para este tipo de colaboração."

O simpósio terá lugar na Winter's College da York University, nos dias 11 e 12 de Outubro, está aberto a todos, e é gratuito.

PARTICIPE

No comments:

Post a Comment