May 6, 2013

60º aniversário da chegada dos Portugueses ao Canadá

Celebra-se no próximo dia 13 de maio a passagem do 60º aniversário da chegada oficial dos primeiros emigrantes portugueses ao Canadá.

A 13 de maio de 1953 chegava ao cais 21 do Porto de Halifax o navio Saturnia, com cerca de duas centenas de nacionais portugueses a bordo, originários dos Açores e de diferentes regiões do Continente. Nesse mesmo ano, mais de uma centena de portugueses chegaram ao Canadá e até ao final da década de 50, cerca de 17 mil seguiram os seus passos.

Vinham naturalmente com o coração nas mãos, certamente emocionados por terem deixado suas terras e famílias, mas com o forte desejo de aqui construírem vida nova e firme vontade de mandar vir os seus familiares quanto antes.

Em 2013, cerca de 450 mil portugueses e luso canadianos estão plenamente integrados nesta sociedade que os recebeu, viu nascer e atribuiu condições para contribuírem para a construção da sociedade multicultural de que fazem parte.

É por isso com particular gosto que o Consulado Geral de Portugal em Toronto, em estreita parceria com o Projeto de História Luso-canadiana (PCHP), apresentam ao público no próximo dia 13 de maio, na Câmara Municipal de Toronto, pelas 17,30 horas, uma exposição de fotografias alusiva à história da emigração portuguesa para este País. A exposição, composta por 20 fotografias, dois painéis contextualizando o projecto e um catálogo, elaborada em português, inglês e francês, ficará patente ao público até dia 19 do corrente.

Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, estará presente naquela ocasião. Após a inauguração da exposição, será celebrada missa evocativa da data, pelas 19,30 horas na Igreja de Santa Maria (Adelaide Street 589).

Também por ocasião da data, a Aliança de Clubes do Ontário (ACAPO), organiza igualmente as seguintes atividades:

a)    Dia 11 de maio, pelas 18,30 horas no Liuna local 183 – 26ª Gala de entrega de bolsas de estudos e homenagem aos Pioneiros
b)    Dia 12 de maio, pelas 11 horas junto ao monumento dos Pioneiros no High Park – evocação da chegada dos portugueses ao Canadá. 

1 comment:

  1. Os cerca de duzentos homens que fizeram parte desse primeiro grupo experimental a que chamamos "pioneiros" não chegaram todos a 13 de Maio no Saturnia. Na verdade, este navio trazia menos de uma centena de imigrantes portugueses e não duas centenas como aqui é reportado pelo Consulado Geral de Portugal. Para ser mais exato, eram cerca de 50 homens do continente e 18 de S.Miguel, Açores. Dez dias depois chegou ao mesmo local um pequeno grupo, cerca de uma dezena de homens do continente no navio Vulcania e a 1 de Junho chegaram 103 madeirenses no navio Nea Hellas. Os três grupos é que totalizam quase duas centenas.
    Domingos Marques

    ReplyDelete