October 24, 2013

Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID)

S. Ex.ª o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou há dias, em cerimonia realizada para o efeito, que contou com a presença de S. Ex.ª o Secretário dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal (SENEC) e do Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a decisão de estabelecer o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), coordenado pelo Dr. Mário Miranda Duarte.

Na ocasião, o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas sublinhou a crescente importância das comunidades portuguesas e luso-descendentes da Diáspora na área empresarial, o potencial em termos de investimento directo que representam, bem como a consequente necessidade de assegurar uma abordagem diferenciada desta realidade.

Como a própria designação desde logo indica, as competências do GAID centram-se na promoção, apoio e facilitação do investimento originário das comunidades portuguesas e luso-descendentes. Cabe ao Gabinete, em estreita articulação com a AICEP, assegurar que o potencial investidor da Diáspora possa beneficiar da adequada informação, bem como das melhores condições, dentro do quadro legal aplicável, à realização do seu negócio em Portugal. Também fará o acompanhamento dos projetos de investimento – ainda em fase de preparação e/ou já em curso – numa perspetiva de simplificar e agilizar processos, tentando assegurar uma “via verde” em território nacional.
Compete-lhe igualmente promover contactos e parcerias entre os investidores e entidades nacionais, tais como municípios, gabinetes de apoio ao emigrante das Câmaras municipais, câmaras de comércio e associações empresariais.

Visualize aqui o powerpoint que serviu de base à apresentação do GAID.



No comments:

Post a Comment