March 7, 2013

FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa


Com o alto patrocínio do Presidente da República, a Fundação Calouste Gulbenkian e a COTEC Portugal uniram-se numa parceria com o objetivo de aproximar a diáspora portuguesa do seu país.

Através da iniciativa FAZ– Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, as duas entidades lançaram, em 21 de janeiro findo, o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa e o concurso IOP – Ideias de Origem Portuguesa.

Os interessados podem submeter as candidaturas até 31 de março.

O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa pretende distinguir os portugueses que, pela sua ação empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas respetivas atividades empresariais, mas também a nível social ou cultural.

O concurso Ideias de Origem Portuguesa regista algumas diferenças relativamente à primeira edição, com a motivação de conseguir ideias melhores e mais bem estruturadas, que possam dar origem, mediante o acompanhamento adequado, a projetos de qualidade que façam a diferença nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, do Diálogo Intercultural, do Envelhecimento e da Inclusão Social.

Para participar só é necessário constituir uma equipa que integre um português ou luso-descendente residente no estrangeiro.

Nascido em 2010 para usar a experiência, o talento e o dinamismo dos emigrantes portugueses em benefício do seu país de origem, o IOP registou grande adesão, tendo concorrido 203 ideias provenientes de 58 países dos 5 continentes. A vencedora foi a ideia Requalificação a Custo Zero, que se materializou depois no projeto Arrebita! Porto, destinado a renovar uma área da Ribeira do Porto.

Mais informações:

No comments:

Post a Comment